Aprovado projeto de Russomanno que regulariza profissão de acupunturista

Aprovado projeto de Russomanno que regulariza profissão de acupunturista

Atualmente, existem no país 25 mil acupunturistas (profissionais de saúde e técnicos) e cinco mil médicos acupuntores

Brasília (DF) – De origem chinesa, a acupuntura é uma técnica que chegou ao Brasil há cerca de 100 anos, no entanto, ainda não foi regulamentada. Nesta terça-feira (20), a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1549/2003, de autoria do deputado federal Celso Russomanno (Republicanos-SP), que valida a prática como profissão. “A acupuntura é uma técnica considerada modelo pela Organização Mundial de Saúde (OMS) por ser eficiente e barata, pois utiliza instrumentos de baixo custo e dispensa medicamentos caros”, explicou.

Russomanno observa que é crescente a busca pela técnica no Brasil. “Infelizmente, em virtude da falta da especialidade no serviço público de saúde, o acesso à acupuntura fica bastante restrito”, disse. Para ele, a única forma de aumentar a oferta dos tratamentos é ampliando as equipes com outros profissionais de saúde, o que será possível com a regulamentação multiprofissional da técnica. “A minha intenção é levar a acupuntura para o atendimento em massa a todos os tipos de problemas, desde os psicológicos às dores nevrálgicas. Esse tipo de tratamento é importante porque proporciona melhor qualidade de vida às pessoas”, afirmou.

Devido à falta de regulamentação, os acupunturistas têm formações diversificadas. Atualmente, existem no país 25 mil acupunturistas (profissionais de saúde e técnicos) e cinco mil médicos acupuntores. “Além de reduzir o custo da assistência médica e diminuir a importação dos medicamentos, a legislação facilitará a fiscalização e evitará que pessoas despreparadas atuem no exercício da profissão”, acrescentou Russomanno.

Saiba mais

Nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Alemanha, a acupuntura já foi regulamentada como terapêutica multiprofissional. No Brasil, a técnica foi trazida pelos imigrantes japoneses no século passado, no entanto, os médicos brasileiros só acreditaram na eficácia da acupuntura na década de 80.

Texto: Fernanda Cunha, com edição de Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos na Câmara
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.