Aprovada proposta de Russomanno para avaliar qualidade dos serviços dos Correios

“Essa queda de qualidade do serviço é agravada pelo fato de os Correios acumularem prejuízos consecutivos”, disse Russomanno

Publicado em 15/12/2018 - 00:00

Aprovada proposta de Russomanno para avaliar qualidade dos serviços dos Correios
“Essa queda de qualidade do serviço é agravada pelo fato de os Correios acumularem prejuízos consecutivos”, disse Russomanno

Brasília (DF) – O alto número reclamações sobre extravios e atrasos cometidos pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) fez com que o deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP) propusesse uma fiscalização nos trabalhos realizados pela empresa. A proposta foi aprovada durante reunião da Comissão de Defesa do Consumidor, na Câmara dos Deputados. A Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) 182/2018 será conduzida pelo colegiado com a parceria do Tribunal de Contas da União (TCU).

Após apresentar a PFC, Russomanno foi procurado por representantes dos Correios que se dispuseram a melhorar os serviços. “Infelizmente, isso não aconteceu. Pelo contrário, a quantidade de reclamações só aumentou”, disse. No Procon de São Paulo, em 2017, foram registradas 512 reclamações contra a empresa. Ao passo que em 2016, foram 493. Cerca de 1/3 destas reclamações se referem a não prestação de algum serviço, e cerca de 6% sobre extravio de encomendas.

“Essa queda de qualidade do serviço é agravada pelo fato de os Correios acumularem prejuízos consecutivos. Só em 2017 foram mais de R$ 2 bilhões de reais – alta de 17% em relação ao ano anterior. Essa situação financeira impede a empresa de investir ou aumentar seu quadro de funcionários, além de dificultar investimentos”, argumentou Russomanno.

O republicano ainda acrescentou que a empresa, por livre iniciativa, passou a cobrar taxas sobre pequenas importações o, que não é autorizado por lei. “ Os consumidores já pagam tributos na saída dos produtos importados, não têm que pagar mais quando o produto chega”, argumentou.

Ele espera que a fiscalização contribua para que os responsáveis tomem as medidas necessárias e a empresa atinja um nível de qualidade de serviço, satisfação dos usuários e indicadores de atrasos e de extravios aceitáveis. “Os Correios, além de possuírem grande impacto social, tem um papel fundamental para o funcionamento da economia interconectada do século XXI, com reflexos sobre a vida das pessoas e das empresas”, finalizou.

O deputado Vinicius Carvalho (PRB-SP) apresentou relatório favorável à PFC. “Acredito que esta é uma proposta muito oportuna e que vai conferir mais transparência e efetividade a atuação dos Correios”, defendeu.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend