Alunos do ensino médio de todo o país poderão ter aulas de artes marciais

Alunos do ensino médio de todo o país poderão ter aulas de artes marciais

Projeto de lei do deputado federal Julio Cesar (PRB-DF) prevê aulas de Defesa Pessoal e Artes Marciais, nas modalidades jiu-jitsu, judô, taekwondo, karatê e capoeira

Brasília (DF) – O Projeto de Lei 2424/2019 de autoria do deputado federal Julio Cesar (PRB-DF), prevê a inclusão de atividades de artes marciais nas escolas de ensino médio. O objetivo é incentivar o desenvolvimento moral dos alunos utilizando os princípios da arte em situações de grupos, ou seja, em aulas coletivas para que tenham respeito mútuo e cooperação entre si.

Segundo o republicano, as aulas servirão como instrumento pedagógico capaz de agregar valor à educação ao desenvolvimento das competências emocionais e à formação pessoal para a cidadania. “É importante destacar que a prática de esportes leva a promover a identidade social e grupal, desenvolvem a segurança e a autoconfiança. Também compreendemos que o esporte deve ser abordado nas escolas como uma manifestação cultural, focando na participação e na inserção de todos”, ressalta o parlamentar.

Caso o projeto seja aprovado, a Base Nacional Comum Curricular passará a contar com aulas de Defesa Pessoal e Artes Marciais, nas modalidades jiu-jitsu, judô, taekwondo, karatê e capoeira, para os alunos que manifestarem o desejo voluntário de frequentá-las. As aulas estarão condicionadas àqueles alunos que gozem de perfeitas condições de saúde física e mental para praticá-las.

Regras

O texto do projeto prevê ainda que os alunos interessados nas respectivas aulas serão examinados por profissional médico da Secretaria de Estado de Saúde e dele receberão o “laudo de aptidão” que os habilitará a frequentar as sessões de ensino.

As aulas também serão ministradas por um profissional habilitado com Curso Superior na área de Educação Física e monitoradas por um “atleta capacitado” e praticante da modalidade, podendo ser ofertada no contraturno escolar.

Parcerias

As Secretarias de Educação poderão celebrar parcerias com associações, entidades ou profissionais que representem ou congreguem mestres e demais profissionais das artes maciais.

Texto: Ascom – deputado federal Julio Cesar
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.