Alexandre Amaro participa do lançamento da “Força-Tarefa Infância Segura” no PR

Iniciativa tem o objetivo de proteger as crianças do estado que sofrem qualquer tipo de abuso seja ele sexual, maus tratos ou psicológico

Publicado em 23/2/2019 - 00:00 Atualizado em 14/7/2020 - 14:58

Curitiba (PR) – O deputado estadual Alexandre Amaro (PRB-PR), membro titular da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência, participou do lançamento da Força-Tarefa Infância Segura, criado pelo Governo do Paraná com o intuito de proteger as crianças do estado que sofrem qualquer tipo de abuso seja ele sexual, maus tratos ou psicológico. O evento aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça do Paraná, na quinta-feira (21).

A iniciativa, idealizada pela Secretaria de Justiça, Trabalho e Família, envolve o Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual e diversas entidades da sociedade. Todos firmaram um compromisso de integrar ações e direcionar esforços necessários para enfrentar a violência contra as crianças.

“Essa força-tarefa terá um papel muito importante de preservar as nossas crianças, que são o futuro do nosso país. Muitas dessas crianças, quando sofrem abuso em sua infância, acabam ficando traumatizada pelo resto da vida, e na maioria das vezes se sentem impossibilitadas de terem uma vida normal junto à sociedade”, disse Alexandre Amaro.

A iniciativa congrega diversos órgãos e as políticas públicas dos sistemas de justiça, segurança, assistência social, educação e saúde, com ações coordenadas para o acolhimento e atendimento integral às crianças vítimas de violência. A força-tarefa responde a uma preocupação recorrente do aumento nos registros de violência contra as crianças no Paraná. Apenas no ano passado, 1.440 foram alvo de diversos crimes, segundo estatísticas do Disque-Denúncia 181.

“Com essa iniciativa, vamos criar um ambiente de mudança cultural na sociedade, de segurança das crianças para prevenção de crimes e, se houver algum problema, para que elas tenham todo respaldo do governo, Ministério Público e da Justiça”, destacou o governador Ratinho Junior.

Doze ações

A Força-Tarefa estabeleceu doze ações para os próximos meses para efetivar esses compromissos. Elas passam por operações ostensivas das forças de segurança, seminários de prevenção, investigação de crimes cibernéticos, acolhimento, comunicação com a sociedade para estabelecer uma cultura de proteção, interconexão com os municípios e criação de centros integrados de atendimento nos moldes dos serviços já disponibilizados à mulher.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Alexandre Amaro
Edição: Agência PRB Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend