Alex Redano quer monitores de ampla visualização em balanças de frigoríficos em RO

O monitor, segundo o parlamentar republicano, é para uso exclusivo dos pecuaristas e vendedores acompanharem a aferição do peso dos animais in loco

Publicado em 8/6/2016 - 00:00

Alex Redano quer monitores de ampla visualização em balanças de frigoríficos em RO
O deputado afirmou que a implantação não acarretará às empresas frigoríficas custo adicional significativo

Porto Velho (RO) – O deputado Alex Redano (PRB-RO) é autor do projeto de lei ordinária que acrescenta dispositivos à Lei 1758/2007, que trata da implantação de monitores de visualização nas balanças dos frigoríficos de Rondônia, possibilitando que os produtores acompanhem a pesagem de seus animais em tempo real.

De acordo com o projeto de Redano, os frigoríficos e matadouros em atividade no estado ficarão obrigados a disponibilizar, no momento da pesagem da compra de animais, um monitor de visualização conectado diretamente à balança do frigorífico. O monitor, segundo o parlamentar republicano, é para uso exclusivo dos pecuaristas e vendedores acompanharem a aferição do peso dos animais in loco, antes da pesagem ser enviada aos computadores dos frigoríficos ou matadores.

A proposta do deputado do PRB prevê, ainda, que os frigoríficos e matadores terão o prazo de 60 dias para disponibilizar aos pecuaristas e vendedores a implantação dos terminais de visualização a partir da notificação pelo órgão competente, sob pena da aplicação de multa diária. O projeto, explicou Redano, tem origem nas reclamações constantes de pecuaristas não só da região do Vale do Jamari, mas de todo o Estado de Rondônia.

O parlamentar republicano disse que recentemente recebeu a visita de representantes da Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA), que solicitaram a intervenção do parlamentar junto às autoridades fiscalizadoras do Estado para verificar a possibilidade de viabilizar a questão de implantação dos monitores. “Os produtores alegam que as divergências dos pesos aferidos dos animais nas fazendas com os apresentados na ocasião da pesagem nos frigoríficos é significativamente sempre para menor”, ressaltou.

O deputado afirmou que a implantação não acarretará às empresas frigoríficas custo adicional significativo, “considerando que suas balanças já são eletrônicas, não apresentando obstáculos de ordem técnica para a implantação do monitor de visualização”.

Texto: Decom – ALE/RO
Foto: José Hilde

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend