AL/RS aprova projeto que institui a “Farmácia Solidária”

AL/RS aprova projeto que institui a "Farmácia Solidária"

Iniciativa da deputada estadual Fran Somensi (republicanos-RS), projeto que institui o “Programa Solidare – Farmácia Solidária” foi aprovado por unanimidade

Porto Alegre (RS) – Tramitando na Assembleia Legislativa desde o final de março, o Projeto de Lei nº 158/2019, da deputada estadual Fran Somensi (Republicanos-RS), que institui o Programa Solidare – Farmácia Solidária – no Estado do Rio Grande do Sul foi aprovado por unanimidade na terça-feira (10). Antes de ser votado no plenário, o projeto passou pela Comissão de Constituição e Justiça, pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente e pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Casa.

Na tribuna, a parlamentar explicou que o projeto prevê a conscientização, doação, reaproveitamento e distribuição gratuita de medicamentos válidos, além de prever a destinação final de forma correta dos remédios vencidos. A deputada frisou que o programa foi criado há quatro anos, no município de Farroupilha e, nesse período, beneficiou 12 mil pessoas, gerando uma economia para os cobres públicos de R$ 1,7 milhões, além de ter evitado que duas toneladas de medicamentos vencidos fossem parar no meio ambiente. A iniciativa busca também evitar a intoxicação medicamentosa e a automedicação.

Fran Somensi lembrou, ainda, o efeito jurídico que o projeto estabelece no estado. “Estou muito feliz com a aprovação do projeto já neste primeiro ano de mandato, pois com a lei, nós temos as condições legais para buscar a implementação das ‘Farmácias Solidárias’ em outros municípios do Rio Grande do Sul”, explica a deputada.

Por fim, a republicana fez questão de agradecer a todos que se empenharam para o projeto fosse aprovado. “Quero agradecer imensamente a todos que contribuíram para que esse projeto chegasse até aqui. Agradecer de forma especial aos meus colegas deputados, a nossa classe farmacêutica, o pessoal do Conselho Regional de Farmácia, a nossa Vigilância Sanitária do estado e de forma muito especial, à nossa secretária de Saúde, Arita Bergmann, pelo apoio incondicional a nossa causa”, disse Fran Somensi.

Com a aprovação na Assembleia Legislativa, o projeto de lei aguarda apenas a sanção do governador Eduardo Leite para se transformar em Lei estadual. A expectativa é que isso aconteça nas próximas semanas.

Texto: Ascom – deputada estadual Fran Somensi
Foto: Adroir Fotógrafo

Leia mais

Deputada quer ampliar projeto de logística reversa de medicamentos no RS

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.