Ossesio Silva participa de debate sobre o racismo em Recife

O republicano lembrou que a população negra é maioria no país. No entanto, os espaços de poder ocupados pelos negros ainda é muito tímido

Publicado em 23/11/2017 - 00:00

Ossesio Silva participa de debate sobre o racismo em Recife
O republicano lembrou que a população negra é maioria no país. No entanto, os espaços de poder ocupados pelos negros ainda é muito tímido

Recife (PE) – O deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE) participou, na segunda-feira (20), de uma audiência pública na Comissão de Cidadania da Assembleia Legislativa de Pernambuco para debater o enfrentamento ao racismo e construção do poder do povo negro. O debate aconteceu em alusão ao Dia da Consciência Negra.

Na ocasião, o republicano lembrou que a população negra é maioria no país. No entanto, os espaços de poder ocupados pelos negros ainda é muito tímido. “No Congresso Nacional, por exemplo, dos 593 parlamentares, menos de 10% são negros. Em Pernambuco, na Assembleia Legislativa, foram eleitos apenas três deputados estaduais negros. Esse número representa apenas 6,1% do total, de acordo com Tribunal Regional Eleitoral” explicou.

Cartazes expuseram estatísticas de crimes em que os negros são as principais vítimas, como homicídios, nos quais 70% dos casos são cometidos contra jovens dessa raça. A violência contra o sexo feminino também foi destacada. “A cada seis mulheres assassinadas no Recife, cinco são negras. O grau de opressão em que vivemos é alto. Nunca vemos redução das estatísticas”, observou Mônica Oliveira, da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco.

O promotor de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Westei Conde, também lamentou as estatísticas e mencionou a importância de a sociedade enfrentar o racismo institucional. A professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Denise D’ogum Botelho, chamou atenção para a necessidade de reconhecimento do povo negro no Brasil. “Zumbi não tem o mesmo tratamento de outros heróis nacionais e um geógrafo como Milton Santos, enaltecido não é valorizado nem no curso de Geografia”, elencou.

O presidente da Comissão de Cidadania, deputado Edilson Silva, criticou algumas ações do governo estadual e comentou o fato de os novos integrantes do Conselho Estadual de Direitos Humanos não terem sido empossados, apesar de eleitos em julho. “Precisamos garantir o conselho, que é um dos mais atuantes do estado e luta contra a política de encarceramento em massa”, disse.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Ossesio Silva

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend