Ossesio Silva comemora recriação do Ministério dos Direitos Humanos

Deputado destacou a importância do ministério para o Brasil, no plano internacional

Publicado em 15/2/2017 - 00:00

Ossesio Silva comemora recriação do Ministério dos Direitos Humanos
Deputado Ossesio Silva destacou a importância do ministério para o Brasil, no plano internacional

 

Recife (PE) – O deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE), coordenador da Frente Parlamentar de Combate ao Extermínio da Juventude Negra da Assembleia Legislativa de Pernambuco, prestou uma homenagem, por meio de voto de Aplauso, à recriação do Ministério dos Direitos Humanos e a nomeação da nova ministra, a desembargadora Dra. Luislinda Valois para comandar a pasta. Antes de assumir a pasta, ela ocupava a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Justiça e Cidadania. O requerimento 2725/2017, foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Estado.

Ossesio Silva, que também preside a comissão de Assuntos Internacionais da Alepe, destacou a importância do ministério para o Brasil, no plano internacional. “Em todos os estados brasileiros temos que lutar contra o preconceito aos imigrantes, principalmente na questão racial. As pessoas de países africanos e caribenhos necessitam do apoio do poder público”, disse o republicano.

O parlamentar do PRB ressaltou a iniciativa do Governo Federal com a recriação do órgão. “Acredito que o ministério foi recriado porque o tema ultrapassou, as fronteiras do nosso país. Por isso, parabenizo a escolha da nova ministra, a desembargadora Dra. Luislinda Valois, por toda a sua experiência, tanto no Tribunal de Justiça na Bahia, como secretária de Igualdade rRcial”, afirmou.

Perfil

Luislinda Valois é considerada a primeira juíza negra do Brasil. Ingressou na magistratura em 1984, quando foi designada para a comarca de Paramirim (BA). Desde então, jurisdicionou em 17 comarcas do Estado. Em Salvador, atuou em mais de 28 unidades judiciais e extra-judiciais. Foi autora da primeira sentença de condenação por racismo no país, em 1993.

Criou, em 2003, o projeto “Balcão de Justiça e Cidadania”, para resolução de conflitos em áreas pobres de Salvador. Em 2009, publicou, pela editora Juruá, o livro “O negro no século XXI”. Em 2011, foi promovida, por antiguidade, a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), aposentando-se alguns meses depois. No mesmo ano foi premiada com a Camélia da Liberdade, em reconhecimento a personalidades que promovem ações de inclusão social de afrodescendentes. Em 2012, tomou posse na Academia de Letras José de Alencar, em Curitiba, no Paraná, ocupando a Cadeira nº 6. Além disso, no mesmo ano, recebeu o título de embaixadora da paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

Texto: Thiago Gouveia / Ascom – deputado estadual Ossesio Silva
Foto: Alepe

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend