TV por assinatura na mira da Anatel

TV por assinatura na mira da Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabeleceu prazo de um ano para que as operadoras de TV por assinatura, que atuam no país, reduzam em 35,21% o número de reclamações de clientes por conta da qualidade do serviço prestado. A medida foi determinada após uma série de reuniões entre representantes da Anatel e de empresas de TV paga para tratar do aumento das queixas nos últimos meses.

Os números falam por si. Apenas em julho passado foram registradas 14.851 reclamações de consumidores, quando o máximo permitido naquele mês seriam 9.622 queixas, o que configura o limite de zero vírgula 65 por mil assinantes.

As empresas GVT, Net, Oi, Sky, Vivo e Claro terão que apresentar planos de investimentos para solucionar os problemas apontados. De um modo geral, as prestadoras se comprometeram a atuar em três frentes: infraestrutura, comunicação e atendimento.

Erros de cobrança nas faturas lideram o ranking das reclamações recebidas entre junho de 2011 e julho deste ano. As queixas sobre dificuldade para cancelar o serviço aparecem em segundo lugar. De acordo com a Anatel, foram aplicadas contra as empresas de TV por assinatura, nos últimos 12 meses, 41 multas, num total de R$ 4 milhões, por conta da má qualidade do atendimento. Ao estabelecer prazo para que as operadoras de TV reduzam os problemas, a agência tenta evitar ações mais duras como a adotada no setor de telefonia celular.

Que a Anatel faça valer a sua função de fiscalizar e, se necessário, punir as empresas que burlam as leis e prejudicam o consumidor.

Vinicius Carvalho é advogado especialista em direito do consumidor

 

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

VER TODOS OS ARTIGOS
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.