Receitas de gestão e tecnologia

 

A saúde pública brasileira tem um retrato vergonhoso. Não adiantam meias palavras. Temos exemplos de excelência em muitas áreas de medicina, é verdade. Porém, são exceções.

A dura realidade que temos aqui é feita de filas, falta de vagas, doentes deitados em macas nos corredores e toda a espécie de desumanidade. Não por conta dos servidores, mas pela falta de condições de trabalho.

Dados recentes apontam que 80% da população brasileira utiliza o SUS. Se você escutar alguém dizer que temos problemas de dinheiro na saúde, pode desconfiar. Esta pessoa não sabe o que está dizendo. Em 2018, a previsão orçamentária da área é de R$ 336 bilhões.

É difícil de acreditar, mas 20% do orçamento é gasto com a manutenção e desenvolvimento dos sistemas existentes. São mais de 600, operando sob a gestão do Ministério. É urgente criar um padrão e simplificar toda a cadeia que envolve o setor.

Com tecnologia e gestão, teremos uma mudança radical em todos os atendimentos. Temos de iniciar uma nova era na saúde pública brasileira. Será um sistema de gestão moderno e eficiente, como base em dados de pacientes do país inteiro. Além disso, uma gestão eficiente vai evitar desperdícios na compra de materiais e permitir sua a distribuição correta.

Ideias para a área precisam envolver um estudo de bons exemplos de saúde pública, como os modelos inglês e francês. Sem esquecer de uma reforma administrativa. Essa reforma irá liberar recursos para o reajuste da tabela do SUS, para atrair novos médicos ao sistema. Outros pontos dizem respeito ao uso de aplicativos e teleconferências para facilitar a relação médico-paciente. Isto não substitui o médico, apenas facilita o acesso a ele.

Temos uma conta cara e a população tem um péssimo retorno. Essas ideias visam melhorar este panorama com o dinheiro que já temos. Acredite. É possível fazer uma revolução na saúde com tecnologia e gestão.

*Flávio Rocha é empresário e pré-candidato à Presidência da República pelo PRB

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

VER TODOS OS ARTIGOS
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.