Precisamos ter sensibilidade, nossos idosos merecem respeito!

Precisamos ter sensibilidade, nossos idosos merecem respeito!

Hoje, 1º de outubro, comemoramos o “Dia do Idoso”, onde muitas ações, solenidades e seminários são realizados para falar sobre políticas públicas em defesa dos direitos da pessoa idosa. Refletindo sobre nossas conquistas, vejo que estamos avançando, mas ainda enfrentamos muitos desafios para a efetivação dos direitos desse segmento da população.

Segundo dados do Centro Internacional de Longevidade Brasil em 1950, haviam 50 milhões de pessoas idosas no mundo, mas até o ano de 2050 serão 400 milhões.

No Brasil, o maior problema em relação ao aumento da população idosa é falta de preparo e a ausência de sensibilidade na condução dos serviços sociais. Como idoso, parlamentar e defensor dessa bandeira, tenho trabalhado arduamente para fomentar políticas públicas que atendam de forma assertiva e eficaz essa parcela da população.

Precisamos ter sensibilidade, preparar nossa sociedade e familiares para lidar com o envelhecimento. Cuidar de um idoso não é fácil, e constantemente, nos deparamos com inúmeros casos de maus-tratos. Isso é lamentável, mostra a falta de senso e preparo do ser humano refletido em suas atitudes.

Os idosos têm direito a dignidade e precisam ter sua integridade física e psíquica preservadas, isso é o mínimo. Necessitamos de ações de conscientização e prevenção para o envelhecimento saudável, assim vamos onerar menos o sistema público de saúde e vamos conseguir prevenir doenças.

É necessário que a população tenha acesso a informações básicas de como cuidar de um idoso, em relação à alimentação, nutrição adequada, atividade física e controle de peso. Na Câmara dos Deputados, sugeri ao ministro da Cidadania, Osmar Terra, a criação de programas de segurança alimentar e nutricional voltados aos idosos. No mês de junho, protocolei três projetos de lei que visam garantir a qualidade de vida dos idosos. Tenho trabalhado pela valorização e respeito da nossa categoria e continuarei fazendo isso.

A compreensão do envelhecimento populacional é importante em todas as esferas: familiar, social, comercial e, também, na saúde pública. Venha comigo e vamos juntos trabalhar e defender os direitos da pessoa idosa. Nossos idosos merecem respeito, conto com você nessa missão. Nosso mandato se fortalece com sua participação!

No Dia do Idoso, vamos celebrar e buscar novas conquistas!

*Ossesio Silva é deputado federal pelo Republicanos Pernambuco

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

VER TODOS OS ARTIGOS
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.