Caso Brumadinho: Alerta para a Bahia, que possui as barragens mais comprometidas do Brasil

 

O país inteiro se volta nesse momento para Brumadinho (MG), Região Metropolitana de Belo Horizonte. Acompanhamos com muita tristeza a busca incessante por centenas de pessoas que estão desaparecidas, em decorrência do rompimento de uma Barragem naquela localidade.

Para além de nossa solidariedade e orações por aquele povo, tanto vítimas, quanto o Corpo de Bombeiro local (com homens e mulheres no papel de heróis na busca e salvamento), a tragédia de Brumadinho é um momento oportuno para um alerta preventivo, com relação à gestão de segurança de barragens em nosso Estado.

A Bahia é o estado com maior número de barragens com estrutura comprometida no Brasil, é o que aponta um relatório da Agência Nacional de Águas (ANA), divulgado em novembro do ano passado. O documento revela que, das 45 barragens com os piores problemas no Brasil, 10 estão na Bahia.

Nossas barragens estão em situação caótica, e apresentam infiltrações, erosão e fissuras nas estruturas, como é o caso de algumas citadas no relatório, a exemplo da Barragem de São Gonçalo dos Campos, Barragem de Apertado, em Mucugê, Barragem de Cipó e a Barragem de Araci. Essa última, apresenta tamanho comprometimento, a ponto da ANA emitir um alerta com nível de perigo 2.

É preciso que haja intensa fiscalização dos órgãos estaduais, no caso da Bahia, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), no sentido de providências emergenciais, para evitar tragédias como a de Brumadinho. A Segurança de barragens deve ser prioridade na agenda estatal, e como parlamentar, nosso dever é cobrar dos gestores atenção com essa temática, para certamente, evitar tragédias anunciadas, e principalmente preservar vidas.

*Rogéria Santos é vereadora de Salvador (PRB-BA)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

VER TODOS OS ARTIGOS
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.