Avanço nas políticas públicas para autistas

Avanço nas políticas publicas para autistas

Dificuldades de comunicação, problemas com interação social e comportamentos repetitivos. Esses são alguns dos sintomas apresentados geralmente nos primeiros três anos de vida por pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Popularmente conhecido como autismo, ele é mais comum nas pessoas do sexo masculino. Embora não exista cura, o tratamento precoce e especializado pode reduzir os sintomas e permitir que uma pessoa autista tenha uma vida muito próxima da normalidade.

Fui escolhida como madrinha dos autistas pelas organizações defensoras desta causa. Todos os anos participo de caminhadas e tenho lutado com veemência para que os direitos dessas pessoas sejam garantidos pela Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

O município do Rio de Janeiro possui legislações aprovadas que visam à garantia desses direitos. A aprovação mais recente foi a Lei nº 6.101/2016, de minha autoria, que obriga os estabelecimentos públicos a fixar nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo. 

A Lei nº 5.749/2014, também de minha autoria, prevê que a rede pública municipal de saúde utilize equipamentos atuais, humanos, físicos e financeiros com o objetivo de realizar consultas, exames e distribuição de medicamentos e nutrientes para prevenção e tratamento do autismo. O intuito é estimular a inclusão social das pessoas autistas por meio de programas desenvolvidos em várias áreas, buscando dar efetividade aos seus direitos.

A outra legislação de grande importância, também de minha autoria, prevê a divulgação de material impresso contendo os fatores que indicam a presença do autismo infantil tais como os problemas de relacionamento social, as dificuldades de comunicação, atividades e interesses restritos e repetitivos, além do início precoce da doença.

Cumpro o terceiro mandato como vereadora do Rio de Janeiro e atualmente sou vice-presidente da Câmara Municipal. Nessa caminhada, consegui a aprovação várias propostas que favorecem os autistas e assegurem seus direitos. Vale lembrar que o diagnóstico precoce e o tratamento são fundamentais para que os autistas tenham uma vida digna.

Em abril, mês dedidado a ações pela conscientização do autismo, serão realizadas no Rio de Janeiro várias atividades. Hoje, por exemplo, a Câmara Municipal receberá uma iluminação especial em alusão a data. No dia 6, será realizado o “Concerto Azul”, no Teatro Carlos Gomes, será um show musical estrelado por crianças, adolescentes e jovens autistas. No dia 7 de abril, acontecerá a 9ª Caminhada pela Conscientização do Autismo, na Orla do Leblon, organizada pela Fundação Mundo Azul com o apoio da Prefeitura do Rio. Já no dia 14, na Praia do Bica, na Ilha do Governador, um evento será organizado pelo Grupo de pais Compartilha. No dia 28, ocorrerá a 3ª Caminhada em Prol da Conscientização do Autismo, em Campo Grande, com o tema “O autismo não tem cara”.

*Tânia Bastos é vereadora pelo PRB Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

VER TODOS OS ARTIGOS
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.