Abusadores não passarão #carnavalsemassédio

Abusadores não passarão #carnavalsemassédio

Queridas, republicanas! Nosso bate-papo de hoje entra no clima do carnaval, ou melhor, no clima de medidas contra abusadores no carnaval.

O PRB Mulher já entrou com a campanha virtual #carnavalsemassédio em todas as redes sociais, e nas ruas também existem muitos movimentos femininos que já estão divulgando por aí, a necessidade de todos estarem empenhados no não assédio às mulheres.

O objetivo é que na festa nacional que começa de fato, nesta sexta-feira (1º/03), as campanhas possam inibir os machistas e engraçadinhos que insistem em importunar e são se satisfazem com um não.

Vale lembrar que o carnaval de 2019 será o primeiro onde o assédio sexual será considerado crime, já que agora temos a Lei da Importunação Sexual (13.718/2018), em vigor desde setembro do ano passado, que tipificou o crime de assédio, estipulando pena de 1 a 5 anos de prisão para o agressor. A pena ainda é agravada se houver violência ou grave ameaça para obrigar uma mulher a praticar qualquer ato libidinoso e configura como crime de estupro com pena de 10 anos de prisão.

Os atos de assédio eram classificados como contravenção penal de importunação ofensiva ao pudor e não tinham punição compatível ao crime. O beijo roubado, passada de mão, a cantada inoportuna, palavras de baixo calão e que ferem a honra e moral da vítima, todos esses comportamentos se enquadram na definição de importunação sexual.

No carnaval, percebemos o aumento desses tipos de violência. As pessoas acham que tudo é mais permitido, mas é necessário se fazer entender: Não é Não!

Mulheres deixo aqui meu aviso, caso sofram ou presenciem um caso de violência sexual, ligue para o 190 para chamarem a Polícia Militar ou 180 com a Central de Atendimento à Mulher. No mais, divirtam-se, aproveitem e curtam bastante os dias.

*Rosangela Gomes é deputada federal pelo PRB-RJ e Coordenadora Nacional do PRB Mulher

VER TODOS OS ARTIGOS
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.