Nunes Coelho defende atendimento prioritário para diabéticos em Taubaté

Projeto garante prioridade no atendimento a diabéticos em laboratórios de análises clínicas, quando o exame a ser feito exigir que o paciente esteja em jejum

Publicado em 01/05/2018 - 00:00

Nunes Coelho defende atendimento prioritário para diabéticos em Taubaté
Projeto garante prioridade no atendimento a diabéticos em laboratórios de análises clínicas, quando o exame a ser feito exigir que o paciente esteja em jejum

Taubaté (SP) – Tramita na Câmara Municipal de Taubaté um projeto de lei, de autoria do Vereador Nunes Coelho (PRB), que garante prioridade no atendimento a diabéticos em laboratórios de análises clínicas, quando o exame a ser feito exigir que o paciente esteja em jejum.

“Segundo informações que obtivemos, uma pessoa portadora de diabetes não pode ficar mais de três horas sem se alimentar, pois podem passar por sérias complicações, imagine ficarem 12 horas ou mais”, comentou o vereador.

Nunes Coelho defende atendimento prioritário para diabéticos em TaubatéO republicano alerta que um período muito longo sem alimentação pode desencadear para os diabéticos sérias crises de hiperglicemia ou de hipoglicemia. A hiperglicemia é o aumento de glicose no sangue, esse quadro pode causar enjoo, visão turva, cansaço, dor de cabeça, dores abdominais, arritmia cardíaca e em casos extremos pode provocar coma. No caso de hipoglicemia, ocorre o contrário, o nível de glicose no sangue cai, ficando abaixo do normal, e pode provocar ânsia e vômitos, tremores, desmaio, taquicardia, enjoo e convulsões.

Pelo texto, o paciente interessado na obtenção do benefício, deverá, no ato da solicitação do exame, comprovar sua condição de diabético ao responsável pelo serviço de coleta.

Caso a norma não seja cumprida, estabelecimentos privados poderão ser penalizados com advertência, multa e até suspenção do alvará. Se o problema ocorrer em órgão público de saúde, caberá ao Executivo aplicar seu próprio processo administrativo disciplinar.

“Penso que com a aprovação dessa lei, vamos garantir aos portadores de diabetes uma ferramenta a mais no controle da doença”, afirmou Nunes Coelho.

Texto: Ascom – vereador Nunes Coelho
Foto 1: Agência Brasil / Foto 2: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro