Nilton Santos propõe instalação de bicicletários em espaços públicos e privados

Vereador ressalta que o projeto visa incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo

Publicado em 09/03/2017 - 00:00

Vereador Nilton Santos ressalta que o projeto visa incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo

Limeira (SP) – O uso de bicicletas como meio de locomoção tem crescido nos últimos anos. Além de ser um meio de transporte que não polui, a bicicleta se tornou sinônimo de boa saúde e fuga do intenso trânsito das cidades. Esse fato motivou o vereador Nilton Santos (PRB) a apresentar o Projeto de Lei 132/2016, que estimula e obriga entidades públicas e particulares de Limeira a oferecerem estacionamento para bicicletas.

A propositura já teve parecer favorável nas comissões da Câmara Municipal e deve ir à votação no Plenário em breve. Como justificativa, Santos ressalta que o projeto visa incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo, com a reserva de vagas para as bikes em shoppings, hospitais, hipermercados, agências bancárias, indústrias e outros espaços que possuem circulação superior a 100 pessoas.

“O uso da bicicleta como meio de transporte tem inúmeras vantagens já que não polui, exercita o corpo, é bom para a saúde das pessoas, é econômico e exige pequeno espaço para estacionar”, frisa.

Pela lei, a metragem destinada ao uso exclusivo de bikes deve corresponder a 5% da área total de estacionamento, com sinalização adequada para os ciclistas. “A mobilidade urbana tem sido o tema central das discussões que envolvem a nossa sociedade nos dias atuais”, reforça o republicano.

A segurança dos usuários também é lembrada no projeto do parlamentar, já que estipula que o resguardo, tanto dos ciclistas como dos munícipes, deve ser levado em conta para definir o local em que será implantado o estacionamento de bicicletas. A proposição divide os locais em bicicletários, destinado ao estacionamento por período de longa duração, seja público ou privado, e paraciclo, local em via pública, designado para a parada das bikes por período de curta e média duração.

Fonte: Ascom – vereador Nilton Santos

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend