Na China, Crivella busca investimentos para o Rio de Janeiro

Prefeito busca investimentos, por meio de parcerias público-privadas, para projetos de infraestrutura

Publicado em 03/11/2017 - 00:00

Na China, Crivella busca investimentos para o Rio de Janeiro
Prefeito busca investimentos, por meio de parcerias público-privadas, para projetos de infraestrutura. A China é um dos maiores investidores internacionais no Brasil e o principal destino de nossas exportações

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), viajou para China, nesta quinta-feira (2), com o objetivo de buscar investimentos, por meio de parcerias público-privadas, para projetos de infraestrutura na cidade. A China é um dos maiores investidores internacionais no Brasil e o principal destino de nossas exportações.

Um dos projetos a serem apresentados é o de modernização de toda a iluminação pública em Led, com a substituição dos 430 mil pontos de luz. Trata-se de um dos maiores projetos desse tipo no mundo.

A proposta prevê a otimização, a manutenção da infraestrutura e a gestão da rede de iluminação pública do Rio. A inovação tecnológica segue o conceito de cidades inteligentes (Smart Cities) e pode gerar uma economia de até 57% no consumo de energia, além de melhorar a sensação de segurança e reduzir os riscos de acidentes nas vias. O prefeito Crivella vai propor ainda que uma fábrica chinesa de lâmpadas de led se instale na cidade.

Outros três projetos (Presidente Vargas, Vargens e Barra), já apresentados em viagens oficiais anteriores, estarão em pauta na China, na busca por acordos de cooperação e investimentos por meio de Operação Urbana Consorciada (OUC).

A OUC planejada para a Presidente Vargas prevê a construção de plataformas de concreto sobre a linha férrea, do Maracanã à Central, com a criação de praças, parques e prédios residenciais, o que revitalizará oito bairros na região do Centro.

Já a OUC das Vargens inclui a transformação da região em um bairro moderno, interligado por BRT, VLT e transporte aquaviário, com a criação de parques e ciclovias. E a da Barra inclui a despoluição das lagoas e a extensão do metrô até o Recreio e Jacarepaguá.

O prefeito será acompanhado pelo embaixador Antônio Fernando Cruz de Mello, coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro, e pela professora e tradutora Yuan Aiping. Crivella retorna da missão à China no dia 12 de novembro.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend