Washington Uchôa faz balanço de trabalho realizado nos últimos três anos

Washington Uchôa faz balanço de trabalho realizado nos últimos três anos

Vereador é relator da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos das Pessoas com Necessidades Especiais e do Idoso na Câmara Municipal de Volta Redonda

Volta Redonda (RJ) – Mais um ano está chegando ao fim e o vereador Washington Uchôa (Republicanos) aproveita o momento para fazer um balanço do que vem realizando ao longo desses últimos três anos de mandato. Ele, que é relator da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos das Pessoas com Necessidades Especiais e do Idoso na Câmara Municipal, sempre carrega consigo a bandeira da inclusão de pessoas com deficiência.

Em 2017, inclusive, o parlamentar realizou uma audiência pública com o tema “Buscando soluções para portadores de necessidades especiais”, com o objetivo de melhorar o dia a dia dessas pessoas e de seus familiares.

Já esse ano, o vereador realizou outra audiência pública com o mesmo viés. Desta vez o tema foi “Os direitos da pessoa com transtorno do espectro autista”. O evento contou com a presença de autoridades, familiares e grupos ligados ao autismo para abordarem o assunto.

Washington Uchôa se reuniu com representantes da Apadem (Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais de Volta Redonda), entre elas a presidente Marcia das Candeias e a integrante da diretoria executiva da Apadem e presidente do Conselho Municipal de Defesa de Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede), Elizabeth Melo, para buscarem formas de encontrar soluções para tudo que foi dito.

O vereador ainda esteve nos shoppings Park Sul e Sider, no Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Volta Redonda), na Aciap (Associação Comercial Industrial e Agropastoril) e nas viações Elite e Agulhas Negras entregando uma carta solicitando que lojas, comércio em geral e transporte público inclua o símbolo do autista em suas placas de atendimento preferencial.

“Já vi a placa em bancos, lojas e até em supermercados da cidade. Isso me deixa muito feliz, pois a inclusão deve ser para todos”, disse.

Dupla função

Outra luta que o vereador acompanha de perto é sobre a dupla função de motoristas de ônibus, que precisam dirigir e cobrar a passagem. Washington sempre está em contato com Sindicato dos Rodoviários de Volta Redonda para tentarem, juntos, encontrarem uma solução. Esse ano, inclusive, o vereador e representantes do Sindicato dos Rodoviários se reuniram com o deputado federal Antonio Furtado.

“Essa é uma luta grande e farei o que estiver ao meu alcance para que a lei seja cumprida na cidade. Não adianta fazermos a lei e as empresas entrarem com liminar. Acredito que a dupla função só traz prejuízos – disse o vereador, que é autor de uma emenda na Lei Municipal 5.448 que estabelece sanções e multas aplicáveis em decorrência das infrações cometidas por aqueles que explorem o transporte coletivo no município. Segundo a emenda o motorista de ônibus fica proibido, além de sua função de dirigir, de realizar venda e/ou controle dos bilhetes tarifários, no interior dos mesmos, caracterizando dupla função.

Esse ano também o vereador foi membro da Comissão Especial para Avaliação dos Serviços Prestados pelas Empresas de Transporte Coletivo no Município de Volta Redonda.

Redução de carga horária e inclusão

Uma das leis de destaque de autoria do vereador e que ele comemora a aprovação é a 5.436. A lei concede horário especial aos servidores públicos de Volta Redonda, responsáveis por pessoas com necessidades especiais, que necessitam de atenção permanente.

O objetivo é auxiliar as famílias que possuem em sua composição pessoas com necessidades especiais, garantindo que tenham mais disponibilidade para cuidar e dar melhor qualidade de vida a eles que, notoriamente, necessitam de mais atenção, tanto física quanto psicológica.

“Conheço várias pessoas que já estão se beneficiando desta lei e fico muito feliz com isso. É bom saber que meu trabalho está ajudando de alguma forma a população”, diz.

Outra luta constante do vereador é que a instalação de brinquedos adaptados no zoológico da cidade seja uma realidade. “Fui procurado por um grupo de mães que me fez esse apelo. Estive conversando com o prefeito Samuca Silva, que garantiu que com a obra do zoológico os brinquedos serão instalados no local”.

Falando em inclusão, para fechar o ano com chave de outro, Washington se reuniu com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rogério Loureiro, para falar sobre a Lei Municipal 5.419/2017, de autoria do parlamentar. De acordo com ela, fica garantido o percentual mínimo de 10% reservado para pessoas com deficiência, destacando-se os quiosques, quiosques do mercado popular e quaisquer outros projetos que venham a ser propostos pelo Governo Municipal.

Segundo a chefe de gabinete da SMDET, Elissa Guimarães Santiago, a secretaria está fazendo um levantamento de todos os quiosques e boxes disponíveis na cidade para que, futuramente, haja um novo sorteio para contemplar novas pessoas. “É muito importante que as pessoas com deficiência sejam beneficiadas nesse momento. Agradeço muito a Deus por me dá forças para ajudar o povo de Volta Redonda através do meu trabalho. Desejo a todos um Natal de muito amor e um 2020 de muitas alegrias. Contem sempre comigo”, finalizou.

Texto e fotos: Ascom – vereador Washington Uchôa
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.