Washington Uchôa defende políticas públicas para autistas

Washington Uchôa defende políticas públicas para autistas

Vereador do Republicanos atua para promover políticas públicas em prol de autistas e seus familiares em Volta Redonda

Volta Redonda (RJ) – Com o objetivo de fazer com que a audiência pública sobre autismo, realizada no dia 4 de setembro, não caia no esquecimento, o vereador pastor Washington Uchôa (Republicanos) tem buscado formas de ajudar a encontrar soluções para alguns questionamentos levantados no dia do evento.

O primeiro passo foi se reunir com representantes da Apadem (Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais de Volta Redonda), entre elas a presidente Marcia das Candeias e a integrante da diretoria executiva da Apadem e presidente do Conselho Municipal de Defesa de Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede), Elizabeth Melo. Por problemas pessoais, Marcia não pode estar na audiência, mas fez questão de se reunir com o vereador e passar para ele algumas situações, entre elas leis sobre autismo que precisam ser melhores explicadas.

“Nós da Apadem, falo por mim e pelas mães e responsáveis de autistas, ficamos imensamente felizes com o apoio do vereador em relação aos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista. É muito importante sabermos que tem alguém lutando por nós”, disse Marcia.

Washington afirmou que a Apadem pode contar com seu apoio e que fará o que estiver ao seu alcance para ajudar. No mesmo dia o parlamentar foi até a Procuradoria da Câmara Municipal para tentar esclarecer alguns pontos citados durante a reunião.

Símbolo autista

E dando continuidade aos trabalhos, no dia da sessão Washington se comprometeu em entregar uma carta solicitando que lojas, comércio em geral e transporte público inclua o símbolo do autista em suas placas de atendimento preferencial.

“Essa foi uma das reivindicações de mães e familiares de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e me comprometi em ajudar. Já entreguei o documento com a solicitação nos shoppings Park Sul e Sider, no Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Volta Redonda), na Aciap (Associação Comercial Industrial e Agropastoril) de Volta Redonda, nas viações Elite e Agulhas Negras, e, na próxima semana, irei a Câmara de Dirigentes Lojistas”, afirmou o vereador, ressaltando que todas as instituições se comprometeram em ajudar.

CER III

Como parte de sua atuação em favor dos autistas, o vereador visitou a coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação (CER III), Pollyanna Mazilli, que funciona no Estádio Raulino de Oliveira, no Jardim Paraíba, mas está prestes a ganhar um espaço novo. Washington foi conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido no local e buscar informações sobre as novas instalações.

O CER III atende cerca de seis mil pacientes por mês com deficiência física, visual ou intelectual como crianças e adolescentes com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Segundo Pollyanna, Volta Redonda foi credenciada pelo programa federal para atender os 12 municípios do Médio Paraíba.

“Graças a Deus o prefeito Samuca Silva nos apoia em tudo que precisamos. Estamos ansiosos para nos mudarmos para as novas dependências, que facilitará muito termos um trabalho multidisciplinar mais interligado”, afirmou, ressaltando que a nova sede do CER III funcionará no Hospital Santa Margarida.

Na sexta-feira (27), aproveitando o convite da coordenadora, o vereador esteve na reunião do Grupo Anjo Azul, na secretaria de Saúde. O encontro reuniu mães, familiares e responsáveis por autistas, que tiveram duas palestras com terapeutas ocupacionais sobre desfralde e como lidar com o filho no dia a dia.

“Fiquei muito feliz em estar nesta reunião aprendendo um pouco mais sobre a rotina do autista. Se quero ajudar, preciso estar informado”, disse Washington Uchôa, afirmando que seu gabinete está de portas abertas.

Texto e fotos: Ascom – Vereador Washington Uchôa
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.