Vereadora propõe campanha permanente de prevenção ao suicídio no Recife

Vereadora propõe campanha permanente de prevenção ao suicídio no Recife

Projeto da Professora Ana Lúcia (Republicanos) cria a Campanha Permanente de Prevenção e Combate à Automutilação e ao Suicídio “Pare, não faça mal a você”

Recife (PE) – Tramita na Câmara Municipal, projeto de lei que institui a Campanha Permanente de Prevenção e Combate à Automutilação e ao Suicídio “Pare, não faça mal a você”. A proposta é de autoria da vereadora Professora Ana Lúcia (Republicanos).

“O suicídio é uma questão complexa e por isso os esforços de prevenção necessitam de coordenação e colaboração entre os múltiplos setores da sociedade, como saúde e educação. Mas, por vezes, temos próximas a nós, pessoas enfrentando momentos difíceis, que precisam de alguém que possa ouvi-las, sem julgamentos, sem frases prontas, já que isso não ajuda, e não podemos minimizar o sofrimento de quem quer que seja, pois em alguns casos, esse sofrimento é tão intenso que a pessoa chega à conclusão de que para que ele termine, é necessário que ela tire a própria vida”, explica a republicana.

A campanha prevê a promoção da educação permanente de gestores e profissionais de saúde e educação em todos os níveis de atenção, quanto ao sofrimento psíquico e às lesões autoprovocadas; promoção de palestras que deverão ser direcionadas aos profissionais das duas áreas, visando identificar possíveis pacientes; além de realização de exposição com cartazes citando eventuais sintomas, alertando para possível diagnóstico e aumentando o acesso público às informações sobre todos os aspectos da prevenção do comportamento suicida.

Dados

Segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos. A tentativa prévia é o fator de risco mais importante para o suicídio na população em geral. O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos, 79% dos suicídios no mundo ocorrem em países de baixa e média renda. A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece o suicídio como uma prioridade de Saúde Pública.

Texto: Anabelli Cavalcanti / Ascom – vereadora Professora Ana Lúcia
Foto: Rodrigo Silva

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.