Vereadora Ireuda Silva participa de audiência pública sobre tuberculose

Vereadora Ireuda Silva participa de audiência pública sobre tuberculose

“As pessoas em situação de rua compõem um dos grupos mais vulneráveis à doença”, alertou a republicana

Salvador (BA) – O Comitê Baiano para o Controle da Tuberculose conduziu, na manhã de quinta-feira (28), no Centro de Cultura da Câmara de Salvador, uma audiência pública sobre a prevenção, o combate e a erradicação da doença infectocontagiosa causada pelo bacilo de Koch. Uma das componentes da mesa, a vereadora Ireuda Silva (PRB), que tem lutado para formar a Frente em Defesa da Saúde, colocou-se à disposição para ajudar o comitê.

“As pessoas em situação de rua compõem um dos grupos mais vulneráveis à doença, principalmente pela dificuldade de atendimento e pela falta de acompanhamento necessário. Além disso, vou discutir com a Semps a questão nutricional dos moradores de rua com tuberculose. Não dá para andarmos em círculo. Se houvesse empenho de todos, já estaríamos perto da erradicação da doença. Vale ressaltar que o maior número de pessoas em situação de rua são negras, e eu como vereadora e representante da parcela negra da sociedade me sinto na obrigação em apoiar essa causa”, disse Ireuda Silva.

Segundo a republicana, o combate à tuberculose no âmbito municipal será reforçado com a instalação, na Câmara, da Frente em Defesa da Saúde. “Com a frente, vamos estabelecer uma política pública mais eficiente pelo fim da tuberculose em Salvador”, disse.

Especialista no assunto, a pneumologista Maria do Carmo Corbacho fez um breve relato sobre a tuberculose, lembrando que doença está presente no mundo desde o começo da humanidade. Falou ainda da bactéria causadora, o bacilo de Koch, e da evolução do tratamento com quatro tipos de medicamentos.

A representante do Comitê Baiano para o Controle da Tuberculose, Virginia Perrucho, mediou as apresentações e afirmou que o debate resultará em compromissos e encaminhamentos para os órgãos de diversas áreas relacionadas com a doença.

Também contribuíram com o debate e fizeram parte da mesa de trabalho Cristina Castro, representante do Programa Estadual de Controle da Tuberculose; Sulimara Silva, da área de abordagem social da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza; e Roni dos Santos e Edcarlos Venâncio, integrantes do Movimento da População em Situação de Rua.

Texto: Ascom – vereadora Ireuda Silva
Foto: Reginaldo Ipê

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.