Vereadora defende regulamentação da arte do grafite em Salvador

Vereadora defende regulamentação da arte do grafite em Salvador

Ireuda Silva (Republicanos) quer aprofundar o debate com os grafiteiros, ouvindo-os, para então apresentar projeto

Salvador (BA) – A vereadora Ireuda Silva (Republicanos) retirou da pauta da Câmara Municipal de Salvador (CMS) um de seus principais projetos, protocolado no início do mandato: o que regulamenta a arte do grafite em espaços públicos da capital baiana. O objetivo é aprofundar o debate com os grafiteiros, ouvindo-os, para então alterar a matéria com base em seus anseios, necessidades e demandas.

Inicialmente, a ideia é estabelecer regras para a realização de pinturas de grafite em viadutos, pontes, passarelas, muros e outros equipamentos públicos do município, deixando clara a diferenciação entre arte e pichação. “A diferença é colossal, mas grande parte das pessoas confunde, o que marginaliza ainda mais uma expressão artística que é própria das ruas e tem relações profundas com a periferia, transmitindo questionamentos e contestações sociais de uma parcela oprimida da sociedade”, destaca Ireuda.

“Em recente reunião com um grupo de grafiteiros, no Pelourinho, me comoveu a fala de um deles: que muitas das pessoas que posam para fotos em suas obras, são as mesmas discriminá-los quando os veem grafitando. É justamente essa hipocrisia e essa confusão que precisamos atacar, e para isso o poder público precisa ouvir os grafiteiros e regulamentar da forma mais justa e coerente possível”, acrescenta a republicana.

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice-presidente do colegiado de Reparação, Ireuda Silva tem o mandato baseado, entre outras coisas, na luta contra discriminação. Com sua experiência de mulher e negra, e sua vivência na periferia de Salvador, a republicana avalia que um dos motivos pelos quais o grafite é discriminado é justamente o racismo. “O grafite é, além de outras coisas, uma forma que negros e pobres encontraram para reivindicar seu espaço na sociedade, fazendo as outras pessoas e o poder público se lembrarem de sua existência e importância. A expressividade das pinturas é sempre reveladora”, pontua a parlamentar.

A vereadora ressalta ainda que é contra a ideia de se apagar os grafites já realizados em espaços públicos, como ocorreu na cidade de São Paulo. Segundo ela, atitudes como essa demonstram a confusão que se faz entre arte e pichação e reforçam várias formas de preconceito.

Texto e foto: Ascom – vereadora Ireuda Silva

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.