Vereador solicita reativação do cadastro nacional de menores desaparecidos

Vereador solicita reativação do cadastro nacional de menores desaparecidos

Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos está desativado. Vereador Paulo Henrique entregou moção de apelo à ministra Damares Alves

Piracicaba (SP) – Com o pedido para que o governo federal efetive o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos, o vereador Paulo Henrique Paranhos Ribeiro (PRB) entregou, na terça-feira (25), a moção de apelo 95/2019 à ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Regina Alves.

No texto da propositura, que também inclui o pedido para a criação do sistema Alerta Amber no Brasil, Paulo Henrique salienta o papel do Estado na preservação dos direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente. “Eles são vítimas da sociedade, e os poderes constituídos, por sua vez, não dão atenção especial”, afirmou.

O parlamentar detalhou que o governo federal, na gestão passada, criou o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos, o qual, de acordo a imprensa, “está inoperante e desatualizado há anos”. “Pior, não há número de registros condizentes com a média anual de desaparecidos registrados em delegacias”, acrescentou o vereador.

“A criação do cadastro teve o objetivo de ajudar as famílias aflitas diante da situação do desaparecimento, mas não vem contribuindo para a promoção de políticas públicas, não sendo eficaz para diminuir o número de desaparecimentos”, reclamou Paulo Henrique.

O vereador defendeu que o Cadastro Nacional, se operado com eficácia, pode ser integrado a outros sistemas de busca, como o Alerta Amber, proposto pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, que funciona integrado com as redes sociais, emitindo alerta nacional sempre que há o registro de uma criança ou adolescente desaparecidos.

Texto e foto: Ascom – Câmara Municipal de Piracicaba

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.