Vereador Betinho leva ação de prevenção ao câncer de mama para Campo Grande

Vereador Betinho leva ação de prevenção ao câncer de mama para Campo Grande

Ação atendeu mais de 100 mulheres, de 14 bairros, em Novo Minas Gerais, região Norte de Campo Grande

Publicado em 26/5/2016 - 00:00

Vereador Betinho leva ação de prevenção ao câncer de mama para Campo Grande
“É um projeto necessário para todas as mulheres da nossa cidade, principalmente, as que residem nas comunidades mais afastadas do centro”, disse Betinho

 

Campo Grande (MS) – Ação de prevenção ao câncer de mama promovida pelo vereador Betinho (PRB-MS), em parceria com o Instituto Antônio Morais dos Santos, atendeu mais de 100 mulheres, de 14 bairros, em Novo Minas Gerais, região Norte de Campo Grande.

O projeto do republicano visa percorrer as comunidades da cidade com o propósito de examinar pessoas que se encaixem no público alvo para diagnóstico precoce de câncer nas localidades mais afastadas. Para o atendimento, foi disponibilizado a carreta móvel do instituto.

Sob a responsabilidade das enfermeiras Dianiffer Martins Capelesso e Magda Barbosa das Neves, chefe da unidade móvel, 117 mulheres foram examinadas, na última semana, na Praça do Leão. No exame preventivo de Papanicolau, foram atendidas 63 mulheres, na faixa etária de 25 a 65 anos. Na mamografia, 54 mulheres, entre 40 e 69 anos.

Para Betinho, é importante que a unidade móvel do Hospital de Câncer de Barretos esteja presente nas comunidades mais carentes de Campo Grande e leve ação preventiva às mulheres de todas as regiões. “É um projeto necessário para todas as mulheres da nossa cidade, principalmente, as que residem nas comunidades mais afastadas do centro, e que, muitas vezes, acabam não recebendo a devida atenção do poder público por morar em zonas mais afastadas da capital”, ressaltou Betinho.

A unidade móvel é equipada com um mamógrafo digital, sala para coleta de citologia cérvico – vaginal e sala de pequena cirurgia. A Unidade de Prevenção de Campo Grande foi inaugurada em agosto de 2013, com a finalidade de oferecer diagnóstico precoce e prevenção de câncer à população do estado de Mato Grosso do Sul.

Doença

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre 2009 e 2014, o número de casos aumentou 13,4% no país. Segundo especialistas, as chances de cura do câncer de mama são de 97% se buscado o tratamento na fase inicial da doença.  Médicos recomendam que as mulheres depois dos 40 anos façam o exame de mamografia uma vez ao ano.

Texto e foto: Ascom – vereador Betinho
Edição: Agência PRB Nacional


Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend