Valdemir Soares pede transparência em licitações

Republicano questionou o processo licitatório do transporte coletivo de Curitiba

Publicado em 22/7/2013 - 00:00

Valdemir Soares pede transparência em licitações
Republicano questionou o processo licitatório do transporte coletivo de Curitiba

Curitiba (PR) – O vereador Valdemir Soares (PRB-RS) questionou o processo licitatório do transporte coletivo de Curitiba. O parlamentar é autor do requerimento que convidou representantes da Urbanização S/A, órgão que gerencia o sistema em Curitiba, para explicações na Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) da Câmara Municipal. A principal indagação do vereador, no encontro foi o porquê algumas empresas que operam no transporte coletivo nos grandes centros do país não participaram da licitação em Curitiba.

“Gostaria de sua opinião e de explicação técnica, o que pode ter impedido a participação de muitas empresas na licitação do transporte coletivo. Por que a maioria das empresas que já atendem, ganharam a licitação?”, perguntou Valdemir Soares que também ocupa a vice-relatoria da CPI.

A exigência de Curitiba, o excesso de rigor por parte da Urbs foram apontados pelo representante do órgão, gestor de operações, Luís Fila, como um dos possíveis motivos. Ele assumiu a dificuldade de afirmar especificamente, entretanto justificou que a licitação obedeceu ao marco legal, independente do tamanho das empresas, considerando que se trata de consórcios, nos quais diversas empresas podem se unir para participar.

“Levou vantagem quem já estava operando, as exigências não teriam sido alguns motivos para empresas não entrarem. Afinal, no momento que se abre consórcio qualquer empresa pode se reunir com outra e concorrer”, disse o gestor da Urbs, representando o órgão na CPI.

Apesar das explicações nem tanto esclarecedoras, o representante da Urbs justificou que a licitação obedece às exigências do edital público, na qual participa quem tiver interesse. Ao ser questionado novamente, por Valdemir Soares, sobre o tempo necessário para finalização do edital da licitação, ele explicou que essa situação envolveu várias equipes da Urbs, cada um dentro de suas competências e demorou quatro anos para ser elaborado.

Texto: Ascom – vereador Valdemir Soares
Fotos: Andressa Katriny

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend