Valdemir Soares pede esclarecimentos sobre “Centro Acalmado”

“Centro Acalmado” limita velocidade máxima permitida na região central de Curitiba.

Publicado em 1/9/2015 - 00:00

valdemir-soares-prb-pede-esclarecimentos-sobre-centro-acalmado-foto-ascom-01-09-15
Valdemir Soares solicitou informações da Prefeitura de Curitiba sobre o “Centro Acalmado”, que deve limitar a velocidade máxima permitida na região central

Curitiba (PR) – O vereador Valdemir Soares (PRB-PR) solicitou informações da Prefeitura de Curitiba sobre o projeto “Centro Acalmado”, que deve limitar a velocidade máxima permitida na região central da capital em 30, 40 ou 50 km/h, a partir do dia 18 de setembro deste ano.

O parlamentar relatou as reclamações que recebeu dos cidadãos com o entendimento de que a medida vai congestionar muito mais o trânsito na cidade. “Precisamos de ações que facilitem o trânsito de veículos nos horários de pico, mas parece que isso não vai acontecer com o ‘Centro acalmado’, e cabe salientar que o transporte público oferecido não é de qualidade”, afirmou o vereador.

Soares questiona os motivos que levaram o Poder Executivo a estabelecer a redução da velocidade no anel central do município, como foi feita a pesquisa para determinar quais as vias que deveriam ter a redução de velocidade e quais os índices utilizados na pesquisa. Valdemir também pediu esclarecimentos sobre como será efetuada a fiscalização das vias – após a redução da velocidade, a previsão de instalação de radares e qual a quantidade desses equipamentos que devem ser instalados. Outra pergunta do parlamentar é sobre a opinião da sociedade em relação à medida, se houve consulta e de que forma foi feita.

“A Câmara, pelo menos em sua maioria, não teve acesso à metodologia e aos dados que os técnicos da PMC, Setran e IPPUC trouxeram como justificativa para o ‘Centro Acalmado’”, ressaltou o parlamentar. “Quero entender que essa ação é para conscientizar e não arrecadar com punições aos bons motoristas. Não queremos uma ‘indústria da multa’, mas iniciativas que melhorem o trânsito de fato e também a vida dos pedestres”, complementou.

O parlamentar do PRB ainda usou como exemplo a “Via Calma”, na Sete de Setembro, compartilhada por motoristas e ciclistas. “Uma via que tem uma catedral, dois shoppings, a Câmara Municipal de Curitiba e a via dos ciclistas, se tornou um caos em diversos horários do dia; às vezes, um itinerário que se fazia em três ou quatro minutos, se faz em 12”, explicou o republicano.

Fonte e foto: Ascom – vereador Valdemir Soares

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend