Trabalhadores recebem crachás do Ambulante Legal no RJ

Trabalhadores recebem crachás do Ambulante Legal no RJ

Crachás com QR Code foram entregues pelo prefeito Marcelo Crivella. Documento facilitará a identificação pelos consumidores dos ambulantes

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) entregou, nesta quarta-feira (7), mais 200 crachás de identificação do Programa Ambulante Legal. O documento é a garantia para trabalhadores venderem suas mercadorias sem correr risco de tê-las apreendidas, e também uma tranquilidade para o consumidor, que passa a ter certeza de comprar de alguém autorizado e regularizado.

“Temos que valorizar esse crachá. Ele é absolutamente importante para a inserção e a manutenção dessas pessoas no mercado de trabalho”, destacou Crivella, que entregou a credencial, pessoalmente, a cada um dos ambulantes, em solenidade no Palácio da Cidade, em Botafogo.

Trabalhadores recebem crachás do Ambulante Legal no RJ

Os beneficiados, desta vez, são trabalhadores que atuam no Centro, Caju, Mangueira, Paquetá, Santo Cristo e São Cristóvão. O programa já alcançou 30 bairros e distribuiu cerca de 2,5 mil crachás, numa ação transformadora, que leva estabilidade e dignidade a pessoas como dona Neuzir Silvestre, de 66 anos, vendedora de biscoitos no entorno da Rodoviária Novo Rio e conhecida na região como Índia.

“Esperei tanto por este dia, e chegou. O meu crachá é o meu direito de trabalhar e sustentar minha casa”, disse a ambulante, que cria seis netos, de 8 a 15 anos, e trabalha no mesmo ponto há seis décadas, desde que era menina e acompanhava a mãe.

O Ambulante Legal, instituído pelo Decreto 44.838/2018, em agosto do ano passado, organiza e facilita a identificação dos ambulantes autorizados a trabalhar na cidade. O programa propõe, inclusive, a implantação de políticas públicas de qualificação profissional aos trabalhadores.

O crachá de identificação dispõe de QR Code, código de barras bidimensional de resposta rápida que permite não só à fiscalização, mas também à população, acessar informações como nome, número de inscrição e mercadorias que ambulante está autorizado a vender. Além disso, por meio da tecnologia, é possível conferir o local onde o trabalhador está autorizado a atuar.

“A organização dos ambulantes é feita de uma maneira a não causar conflito com as lojas e o comércio já estabelecido. Esse é um cuidado especial”, informou a coordenadora de licenciamento e fiscalização, Dalila Brito Ferreira.

Bairros já alcançados

Além das regiões contempladas no evento desta quarta, os seguintes bairros tiveram ambulantes regularizados com o crachá: Copacabana, Leme, Méier, Feira do Calçadão de Bangu, Campo Grande, Santa Cruz, Vila Kosmos, Anchieta, Cascadura, Coelho Neto, Guadalupe, Irajá, Madureira, Marechal Hermes, Oswaldo Cruz, Parque Anchieta, Pavuna, Ricardo de Albuquerque, Rocha Miranda, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Vista Alegre, Benfica e Saúde.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.