Teste do Pezinho ampliado é tema de seminário em Porto Alegre

Teste do Pezinho ampliado é tema de seminário em Porto Alegre

Iniciativa foi do presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vereador Alvoni Medina (PRB)

Porto Alegre (RS) – A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, presidida pelo vereador Alvoni Medina (PRB), em parceria com o Instituto Atlas Biosocial, realizou na tarde de sexta-feira (28), o seminário “Avanço da Triagem Neonatal”, na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Durante o encontro, que contou com a presença de especialistas em genética do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), foram abordados diversos temas, entre eles, a importância do Teste do Pezinho Ampliado.

O vereador Alvoni Medina, proponente da ação, acredita na importância do debate, sobre o teste do pezinho, como forma de ampliar o diagnóstico das doenças raras, que hoje ultrapassam a marca das oito mil patologias.

De acordo com a doutora Carolina Fischinger, do Serviço de Genética do HCPA, é importante realizar a testagem nas primeiras horas após o nascimento, através do teste do pezinho ampliado, capaz de detectar 53 distúrbios, para que doenças raras sejam diagnosticadas precocemente e garantir o tratamento desses indivíduos.

Hoje, o serviço (teste do pezinho) é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo realizado entre o terceiro e o quinto dia de vida do indivíduo e pode detectar até seis doenças na criança.
Presidente do Instituto Atlas Biosocial, Deise Zanin foi diagnosticada somente aos dezenove anos com mucopolisacaridose tipo 1, doença genética rara, que é progressiva e degenerativa.

‘Naquela época, não existia teste do pezinho e mesmo que tivesse, por ser um exame de baixa complexidade, ele não detectaria a patologia. Foram anos até chegar no diagnóstico preciso”, afirma a paciente.

A doutora Ida Vanessa Doederlein, acredita que ampliar a triagem neonatal significa salvar a vida de muitos bebês. “Nossas crianças estarão em atenção e assim vamos impedir que nosso país se torne uma fábrica de pessoas com problemas cognitivos preveníveis”, afirma.

Texto e foto: Ascom – vereador Alvoni Medina

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.