Termosires Neto leva programa de regularização de terras para 13 comunidades

O programa visa regularizar a documentação das terras dos moradores das comunidades cadastradas

Formosa do Rio Preto (BA) – O prefeito Termosires Neto (PRB) levou o cadastro da regularização fundiária e ambiental chegou a mais comunidades rurais nesta semana. Na segunda-feira (17), foram atendidos pequenos agricultores rurais das comunidades de Tábuas, Intans, Morrinhos e Lagoa de Cima. Na terça (18), foram cadastradas famílias de Periperi, Pinto, Vazante, Passagem da Areia, Gavião, São João, Boa Sorte, Aroeira e Retiro.  

A iniciativa conta com a parceria do governo municipal e faz parte do Projeto Agenda Territorial da Bahia (AG-TER Terra Livre), gerenciado pela Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), envolvendo  a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, órgão da Secretaria do Meio Ambiente, a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e o Consórcio Multifinalitário dos Municípios do Oeste da Bahia (Consid).

Segundo o prefeito de Formosa e presidente do Consid, Termosires Neto, a gestão foi buscar a concessão desses títulos, por meio do governo estadual, por ser uma medida extremamente relevante para a comunidade rural do maior município em extensão territorial da Bahia e cuja relevância econômica no cenário estadual e nacional, enquanto uma das potências do agronegócio baiano, é incontestável.

“Nós temos muitos agricultores familiares sem condições de regularizarem a situação de suas terras e, consequentemente, sem acesso a linhas de crédito que os possa fazer ter melhores condições de obter renda e maior qualidade de vida. Por isso, a importância desse projeto para essas pessoas que tanto precisam do poder público. É mais segurança e perspectiva de vida melhor para as famílias”, evidencia o prefeito, ressaltando a necessidade da contrapartida e apoio para os pequenos produtores.

A primeira etapa do Terra Livre, que é o cadastramento, já ocorreu nas regiões de Pitombeira, Malhadinha, Ouro, Canabrava, Arroz, Tábuas, Intans, Periperi, Vazante, totalizando mais de 30 localidades rurais a serem contempladas. A segunda fase, que é o georreferenciamento dos imóveis, também já foi iniciada nas primeiras comunidades cadastradas.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura de Formosa do Rio Preto (BA)
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.