Simone Kahwage promove sessão solene para alertar pais sobre perigos da internet

Simone Kahwage promove sessão solene para alertar pais sobre perigos da internet

Com a participação de pais e profissionais da área do Direito, a vereadora destacou a necessidade de políticas públicas para combater os crimes virtuais

Publicado em 2/7/2017 - 00:00

Simone Kahwage promove sessão solene para alertar pais sobre perigos da internet
Com a participação de pais e profissionais da área do Direito, a vereadora destacou a necessidade de políticas públicas para combater os crimes virtuais

Belém (PA) – Com o objetivo de contribuir e alertar pais que têm filhos adolescentes, a vereadora Simone Kahwage (PRB) promoveu na última quarta-feira (28), sessão solene na Câmara Municipal de Belém para falar sobre os perigos da exposição excessiva ao mundo virtual.

Durante a solenidade a parlamentar citou o crescimento no número de denúncias contra crimes virtuais e citou os números do levantamento anual da organização não governamental (ONG) SaferNet, que identificou ao menos 202 denúncias envolvendo mulheres no Brasil, ano passado. O que corresponde a 67% dos casos no país. Entre os homens, houve 98 denúncias (32,5%).

“A internet é uma ferramenta que tem auxiliado e facilitado a vida de muitas pessoas, mas o uso incorreto também tem levado a destruição de várias vidas, como o jogo da ‘Baleia Azul’, que quebrou o tabu do suicídio entre os jovens. E foi pensando exatamente em alertar, levar conhecimento não só aos jovens, mas principalmente à sociedade, que fizemos a sessão especial”, justificou Simone.

O jogo “Baleia Azul”, além de trazer à tona vários outros problemas enfrentados por adolescentes, como a depressão e a automutilação, consiste em uma série de 50 desafios, cujo objetivo final do jogador é acabar com a própria vida. Já o cyberbullying, outro assunto discutido na sessão, é um conjunto de ameaças, coações ou outros atos de intimidação, humilhação exercido de forma continuada sobre uma pessoa considerada mais fraca ou mais vulnerável e feito através da internet.

Para a solenidade foram convidadas e estiveram presentes a advogada Amanda Andrade, membro da Comissão de Direito Digital Compliance da OAB/PA; Viviane Couto, promotora de Justiça do Centro Operacional da infância e juventude do Ministério Público do Pará; Raquel Veiga, técnica da diretoria da Secretaria Municipal de Educação; Mário Furtado, analista do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro); entre outros representantes da sociedade civil.

Projeto de Lei

Visando combater os crimes praticados na internet, a vereadora apresentou projeto de lei que sugere a instituição da “Campanha Permanente de Conscientização e Combate ao Cyberbullying e Cyberstalking, no município de Belém”.

Texto e foto: Brenda Moraes / Ascom – vereadora Simone Kahwage
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend