Simone Kahwage debate empreendedorismo feminino em Belém

Simone Kahwage defende investimento de recursos públicos para incentivar o empreendedorismo entre as mulheres

Belém (PA) – A vereadora Simone Kahwage (PRB) afirmou que garantir recursos para ações e iniciativas que promovam geração de renda e capacitação para as mulheres deve ser prioridade para as bancadas femininas em todas as esferas políticas. Por iniciativa da republicana, a Câmara Municipal de Belém promoveu, no dia 27 de março, um debate sobre a valorização da mulher no mercado de trabalho.

“Essa discussão já está sendo feita em quase todo o parlamento feminino e uma das alternativas para sair das discussões para a execução é que as emendas parlamentares das nossas deputadas estaduais e federais sejam destinadas ao trabalho de órgãos que desenvolvem as políticas públicas para mulheres, como as secretarias estaduais e entidades como a Combel, em nível municipal, e as delegacias da mulher”, defendeu Simone.

A pedido da vereadora, o encontro foi aberto com o pronunciamento do vereador Joaquim Campos, que destacou a importância das mulheres na família e na sociedade. “Nós, homens, temos que dar a mão à palmatória, porque com todas as dificuldades que vocês enfrentam, que são bem maiores que as nossas, conseguem conciliar trabalho e família, o que não deixa de ser uma jornada dupla. Vocês têm todo o meu respeito. E saibam que meu mandato está aberto para qualquer uma que precisar de apoio na garantia de direitos”, afirmou.

Presente ao encontro, a deputada estadual Professora Nilse (PRB-PA) falou sobre a desigualdade salarial, saúde feminina e violência doméstica. “No mercado de trabalho é fato que pelo menos 40% das mulheres são responsáveis por manter suas famílias, mas 70% delas ainda recebem menos que os homens nas mesmas funções. Precisamos fazer essa reflexão e abrir esse 

diálogo com os homens. Mas, antes de tudo, é preciso informar as mulheres sobre garantia de direitos. Informação e qualificação são fundamentais para vencer barreiras. É com informação que vamos conscientizar as mulheres para a prevenção do câncer de colo de útero, que é o tipo que mais mata mulheres no Pará. É com informação que você quebra o ciclo de violência doméstica e do feminicídio. Informação é educação. Eu sou fruto da educação. É a educação que transforma”, disse Nilse.

Projeto Viva Mulher

O projeto Viva Mulher, idealizado por Simone Kahwage, ganhou destaque durante a solenidade. A proposta visa oferecer qualificação profissional para facilitar o ingresso de mulheres no mercado de trabalho e já atendeu centenas de mulheres com a oferta de cursos gratuitos em diversos bairros de Belém.

“O projeto incentiva o empreededorismo como forma de enfrentar o desemprego. Eu acredito que o empreendedorismo é o melhor caminho para as mulheres, desde que também elas tenham acesso facilitado ao crédito e dessa forma possam investir no conhecimento e formação que adquirem nos cursos”, ressalta a vereadora do PRB.

Homenagens

Simone Kahwage debate empreendedorismo feminino em Belém

Exemplos da capacidade feminina de vencer desafios, a empresária Josianny Rusef e a advogada Rosane Baglioli Dammsaki dividiram suas experiências e histórias de vida com os presentes. Proprietária da Interbrasil Rent a Car, Josyanny se orgulha de atuar num setor predominantemente masculino. “Trabalho desde os 15 anos. Já fui muambeira, cozinheira, cuidadora de idosos. Aprendi muito cedo que sinônimo de empreender é trabalhar. Não adianta ter um sonho e ficar deitado esperando as coisas acontecerem. Cheguei onde cheguei com muito trabalho e é isso que passo para meus filhos. Digo isso a todos os jovens. Que tenham coragem e força de vontade e que acima de tudo honrem seu pai e sua mãe”, disse.

“Já mostramos a que viemos”. A afirmação é da advogada Rosane Baglioli, que comanda o Complexo Jurídico Baglioli. À frente de 44 advogadas associadas, ela imprime no trabalho os valores que recebeu dos pais, em especial da sua mãe. “Lembro até hoje da força da minha mãe, professora e dona de casa, sempre incentivando as mulheres a lutarem pelos seus sonhos. E nessa luta, precisamos ser reconhecidas pela nossa competência. Só assim fazemos frente ao machismo opressor que tenta nos limitar”, acrescentou.

Ao final da sessão, Simone Kahwage homenageou diversas personalidades femininas com a entrega de certificados.

Texto e foto: Ascom – Câmara Municipal de Belém
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.