Segurança pública é tema de ‘Encontro Republicano’ em SP

Para Rodella apenas policiamento não resolve o problema da segurança: “Existe um contexto social por trás de cada ocorrência”

Publicado em 25/11/2013 - 00:00

25_11_13_destaque03_seguranca_publica_tema_de_encontro_republicano001
Evento aconteceu na sede do PRB São Paulo, na capital paulista

São Paulo (SP) – O Encontro Republicano realizado, ontem (21), na sede do partido na capital, trouxe o advogado e professor de direito constitucional, Eliazer Rodella, para ministrar uma palestra sobre ‘Segurança Pública Municipal’. Com base em um estudo científico desenvolvido por ele, Rodella apresentou dados e estatísticas que surpreenderam os participantes. “Pesquisa realizada recentemente aponta que 9 entre 10 paulistanos se sentem pouco ou nada seguros”, revelou.

Ele afirmou ainda que os gastos com segurança pública no Brasil ultrapassaram 60 bilhões de reais em 2012. “Este número pode triplicar, mas, se a segurança não for além do policiamento, a situação não vai mudar”, declarou. De fato as estatísticas apontam desgaste do setor. Paralelamente ao investimento federal, os índices de criminalidade aumentaram 80% de março de 2011 a março de 2012.

25_11_13_destaque03_seguranca_publica_tema_de_encontro_republicano002Neste contexto, Rodella explicou que diversos fatores influenciam diretamente a questão de segurança, entre eles a falta de iluminação pública, congestionamentos, ocupações irregulares, drogadição, descarte ilegal de lixo e até saúde. “Como um médico vai trabalhar na periferia se lá ele não se sente seguro?”, questionou. “Ele simplesmente não vai!”.

Durante a palestra, o republicano questionou o treinamento dado à polícia, focado apenas em uma abordagem ostensiva e até violenta. “Não existe uma abordagem social por trás dos problemas de segurança. Os policiais querem apenas prender os bandidos, são formados para isto. Porém, é preciso unir várias frentes para atacar o problema efetivamente, como educação, assistência social, saúde e, ai sim, policiamento”, explicou.

No final do encontro, o presidente municipal do PRB São Paulo, Aildo Rodrigues, passou a mensagem final. “O PRB tem como premissa promover uma política de resultado e é isso que estamos fazendo aqui hoje. Estamos trocando conhecimento e experiências que podem mudar situações, como a triste realidade da segurança pública que vivemos atualmente.”

Prestigiaram o evento, o coordenador nacional dos movimentos setoriais do PRB, Carlos Baltazar, e o coordenador municipal do PRB Transporte, Judson Reinert. A coordenadora política Juliana Uchoa que conduziu o encontro, agradeceu a presença de todos e afirmou que novos encontros serão programados para atualização e troca de experiência entre os republicanos.

Texto e foto: Danielli Guerson / Ascom – PRB São Paulo

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend