Secretaria administrada pelo PRB é destaque em gestão fiscal no Rio Grande do Sul

Secretaria administrada pelo PRB é destaque em gestão fiscal no Rio Grande do Sul

Para o secretário de Administração e Fazenda, Pedro Fernando Quintanilha (PRB), o resultado do estudo reflete o comprometimento da administração municipal

Nova Pádua (RS) – Na contramão dos municípios com dificuldades financeiras, o município de Nova Pádua, na Serra Gaúcha, conseguiu manter o alto padrão de administração das contas públicas. Após obter nota máxima em educação infantil, saúde e transparência pública, conquistando o 1º lugar nestas áreas em 2016, Nova Pádua voltou a ser destaque em 2017, obtendo também nota máxima no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), ficando em 1º lugar nacional e estadual no quesito investimentos e em 2º lugar estadual como município que possui o menor gasto com pessoal (folha de pagamento).

No índice geral é o 2º lugar na Serra Gaúcha e o 8ª melhor do estado, além de estar entre as 70 melhores do país. O resultado da pesquisa foi divulgado na última quinta-feira (10) e é referente ao ano de 2016.

Para o secretário de Administração e Fazenda, Pedro Fernando Quintanilha (PRB), o resultado do estudo reflete o comprometimento da administração municipal. “Este resultado mostra que estamos aplicando de forma correta, responsável e transparente, o dinheiro público, e buscando cada vez mais melhorar a qualidade de vida da população no município”, destacou o secretário.

Sabia mais

O índice avalia diversos critérios de desempenho, tais como: receita própria, gastos com pessoal, investimentos, liquidez e custo da dívida. A metodologia utilizada pelo IFGF tem uma leitura dos resultados bastante simples, a pontuação varia entre 0 e 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, melhor é a gestão do município no ano em observação. A partir desta pontuação, as gestões públicas municipais podem receber quatro conceitos diferentes. Conceito A (Gestão de Excelência): se obtiver pontuação superior a 0,8 pontos; Conceito B (Boa Gestão): resultados compreendidos entre 0,6 e 0,8 pontos; Conceito C (Gestão em Dificuldade): pontuação entre 0,4 e 0,6 e por fim; Conceito D (Gestão Crítica): resultados inferiores a 0,4 pontos.

Com base nesses dados oficiais, o Índice Firjan de Gestão Fiscal 2017 (ano de referência 2016) avaliou a situação fiscal de 4.544 municípios, onde vivem 177,8 milhões de pessoas – 87,5% da população brasileira.

Texto e foto: Ascom – secretário Pedro Quitanilha
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.