Saúde em Montes Claros ocupa posição de destaque

Estudo aponta qualidade nos serviços públicos no ranking nacional

Publicado em 14/10/2013 - 00:00

14_10_13_destaque03_servicos_publicos_saude_destaque_montes_claros001
O estudo, que recebeu o nome de “Os Desafios da Gestão Municipal”, apontou Montes Claros com nota 6,98, enquanto que a média nacional foi de 5,65

Montes Claros (MG) – Representada por Ruy Muniz (PRB) a cidade de Montes Claros está em segundo lugar no ranking nacional de serviços públicos de saúde. Na divisão de competências federativas com relação à saúde, cada município é responsável pela gestão do Sistema Municipal de Saúde na organização e na execução das ações de Atenção Básica. Desta forma, com a justificativa que é nas cidades que os cidadãos satisfazem suas necessidades básicas e têm acesso a bens públicos essenciais, estudo realizado pela empresa Macroplan Prospectiva, Estratégia e Projetos, consultoria que tem sede no Rio de Janeiro, avaliou os 100 maiores municípios brasileiros em áreas que como educação, saúde, mobilidade e segurança.

O estudo, que recebeu o nome de “Os Desafios da Gestão Municipal”, apontou Montes Claros com nota 6,98, enquanto que a média nacional foi de 5,65 e a média dos 100 maiores municípios brasileiros, 5,58. A maior cidade do Norte de Minas ficou atrás apenas de Vitória (ES), que recebeu nota 7,07. A nota neste quesito levou em consideração o desempenho da cidade no Índice de Desempenho do Sistema único de Saúde (IDSUS), que é um estudo do Ministério da Saúde que foi confeccionado através do cruzamento de dados de 24 indicadores, sendo que 14 avaliaram o acesso a exames preventivos, como no caso do câncer de mama, em mulheres entre 50 e 69 anos; e 10 mediram a efetividade de serviços, como óbitos em menores de 15 anos que foram internados em Unidades de Terapia Intensiva, por exemplo.

 

Os dados utilizados na confecção do IDSUS, por sua vez, foram retirados do Projeto Desenvolvimento de Metodologia de Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde Brasileiro (PRO-ADESS) da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) com a utilização de métodos estatísticos como os utilizados nas pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA).

No estudo “Os Desafios da Gestão Municipal”, existe uma justificativa para a escolha dos municípios estudados: eles representam mais da metade do PIB brasileiro, concentram 40% da população do país, 48% das empresas e 42% dos trabalhadores. O grupo das 100 maiores cidades brasileiras também reúne 36% dos estudantes do ensino básico, 48% dos leitos hospitalares, 47% das habitações e 47% da frota de ônibus.

Texto e foto: Ascom – prefeitura de Montes Claros

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend