Rogéria Santos quer instituir o “Novembro Azul” no calendário de Salvador

Iniciativa visa conscientizar os homens sobre a importância de buscar medidas preventivas contra o câncer de próstata

Publicado em 5/11/2017 - 00:00

Rogéria Santos quer instituir o Novembro Azul no calendário de Salvador
Iniciativa visa conscientizar os homens sobre a importância de buscar medidas preventivas contra o câncer de próstata

Salvador (BA) – Visando institucionalizar a campanha Novembro Azul e buscar medidas preventivas contra o câncer de próstata, a vereadora Rogéria Santos (PRB) apresentou o Projeto de Lei nº 403/17 para a criação do “Salvador Novembro Azul”, a ser instituído anualmente no mês de novembro.

A proposta tem por objetivo sensibilizar e estimular a população sobre a importância do alerta de fatores de risco e de prevenções primárias e secundárias de cânceres em homens no município.

Para Rogéria Santos, “a prevenção engloba ações efetivas que visem a redução dos riscos de ter as doenças. A finalidade da prevenção primária é impossibilitar que a doença se desenvolva, compreendendo, dentre ações, a adoção de modos de vida saudáveis e a não exposição a substâncias causadoras da doença. Já a prevenção secundária atua com a detecção e tratativas de doenças pré-malignas ou cânceres assintomáticos iniciais”, explicou.

O projeto já aprovado em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Salvador, tramita agora na Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final.

Novembro Azul

A campanha acontece anualmente no Brasil e no mundo com o objetivo de conscientizar e prevenir o câncer de próstata. A doença fica atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

No estado da Bahia, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2016 foram apresentados 3.910 casos de cânceres na próstata, sendo 740 ocorrências em Salvador.

Texto: Izabela Silva / Ascom – vereadora Rogéria Santos
Foto: Silas Silva
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend