RJ: prefeito dá posse ao Conselho Rio 2020

RJ: prefeito dá posse ao Conselho Rio 2020

Marcelo Crivella (Republicanos) deu posse aos 31 integrantes do conselho, que vai cuidar de ações da Capital Mundial da Arquitetura

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) deu posse nesta terça-feira (10), aos 31 integrantes do Conselho Rio 2020. A função do grupo será propor iniciativas e coordenar a agenda de atividades que marcará o próximo ano, quando o Rio será a primeira Capital Mundial da Arquitetura e sede do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO). Festas populares, exposições, debates e outros eventos vão atrair a atenção internacional para a cidade, que será palco de discussões sobre o futuro das metrópoles.

“Que nós possamos traçar um futuro diferente do que foi o nosso passado. Esse evento do ano que vem é uma grande oportunidade para o Rio, Capital Mundial da Arquitetura, se enriquecer com o conhecimento e a experiência não só dos nossos técnicos, mas também dos que virão de diversos países para celebrar esse momento. O Rio é uma cidade extraordinária, com uma geografia fantástica, que fascina o mundo”, afirmou o prefeito durante a cerimônia, que ocorreu no Palácio da Cidade, em Botafogo.

O conselho é formado por integrantes de entidades internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e a União Internacional dos Arquitetos (UIA); de instituições nacionais, como o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB); e de representantes dos governos municipal, estadual e federal. A presidência do conselho é ocupada pelo próprio prefeito Crivella, e a vice-presidência, pela diretora executiva do Comitê Rio 2020, a arquiteta Valéria Hazan. Na primeira reunião, realizada após a solenidade de posse, o conselho aprovou o regimento Rio 2020 e debateu propostas para o próximo ano. A ideia é que as comemorações tenham início já no réveillon, na Praia de Copacabana.

“Estamos muito orgulhosos de o Rio de Janeiro ser a primeira Capital Mundial da Arquitetura. Essa cidade já é amada pela sua beleza natural, pela sua contribuição cultural, especialmente na dança, na música e na literatura. Agora, a atenção do mundo vai se virar também para a arquitetura do Rio”, declarou Thomas Vonier, presidente da União Internacional dos Arquitetos, que enviou mensagem em vídeo.

O calendário oficial Rio 2020 propõe a ocupação de toda a cidade com exposições, debates, workshops, palestras, concursos e oficinas que chamarão a atenção da população e de turistas para a riqueza da arquitetura do Rio, estimulando o conhecimento e propondo discussões.

Nos próximos dias, a Prefeitura do Rio fará um chamamento público para projetos culturais. Pessoas interessadas em colaborar com este calendário podem inscrever projetos que tenham relação com os temas discutidos durante 2020. Todas as propostas serão analisadas e, aquelas que forem selecionadas, receberão o direito de usar a marca Rio 2020 para captar recursos e viabilizar a concretização dos eventos.

No Carnaval de 2020, em fevereiro, a escola de samba Unidos da Tijuca levará o tema arquitetura para o Sambódromo, espaço projetado por Oscar Niemeyer. Em julho, a expectativa é que cerca de 20 mil profissionais participem do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, evento considerado o mais importante da área e inédito no Brasil. Também em julho haverá uma feira de negócios (UIA2020RIO EXPO) com o que há de mais avançado no setor, e o Fórum Mundial de Cidades, que reunirá governantes estrangeiros para discutir o presente e o que se deseja para os espaços urbanos do futuro.

“O Rio é uma cidade única no mundo, tem potencial para falar ao resto do planeta, há uma conjugação cidade e natureza aqui que é muito importante. É fundamental o engajamento da sociedade nesse debate para transformação do espaço que estamos construindo. Temos muito trabalho pela frente”, afirmou Pedro da Luz Moreira, presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).

Saiba mais sobre o Congresso

Com o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21” e expectativa de público de 20 mil profissionais da área, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos vai transformar o Rio no epicentro do debate sobre o futuro das cidades do mundo. Promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) e com a organização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o evento convida especialistas e entusiastas de cidades mais dinâmicas, justas e sustentáveis a debater soluções, entre os dias 19 e 23 de julho de 2020. O Congresso conta ainda com eventos preparatórios e paralelos, como exposições, seminários e workshops, que acontecem por todo o país.

Rio Capital Mundial da Arquitetura

O Rio é a primeira Capital Mundial da Arquitetura, título inédito conquistado pela Prefeitura do Rio e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e pela União Internacional dos Arquitetos (UIA). Ao longo de todo o ano de 2020, a cidade sediará uma série de eventos, entre eles o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o Fórum Mundial de Cidades, exposições e concursos públicos. Além de mostrar para o mundo a riqueza arquitetônica do Rio, esta titulação é também uma oportunidade de reflexão sobre o futuro, de planejar o que se quer para as cidades de todo o mundo.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Foto: Mariana Ramos

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.