Ricardo Silva registra moção de apoio à campanha de conscientização “Novembro Azul”

Ricardo Silva registra moção de apoio à campanha de conscientização “Novembro Azul”

Campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a incidência de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata

 

Osasco (SP) –  A Câmara Municipal de Osasco aprovou moção de apoio à campanha “Novembro Azul” dirigida à sociedade, em especial aos homens, na conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A propositura é de autoria do vereador Ricardo Silva (PRB), que destaca a importância dos cuidados na prevenção do câncer de próstata. “A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce, e precisamos alertar sobre a importância da conscientização”, disse Ricardo Silva.

Para o parlamentar, é necessário divulgar o “Novembro Azul” como forma de motivar ações educativas e preventivas, e com isso, incentivar a realização de exames preventivos de detecção do câncer de próstata e outras doenças que acometem a população masculina.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

Texto e foto: Ascom – vereador Ricardo Silva
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.