Republicanos prestigiam ato pela causa do autismo no RJ

8ª Caminhada pela Conscientização do Autismo foi organizada pela Fundação Mundo Azul, na orla do Leblon, zona sul do Rio

Publicado em 11/4/2018 - 00:00

Republicanos prestigiam ato pela causa do autismo no RJ
 8ª Caminhada pela Conscientização do Autismo foi organizada pela Fundação Mundo Azul, na orla do Leblon, zona sul do Rio

Rio de Janeiro (RJ) – O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) participou, no domingo (8), da 8ª Caminhada pela Conscientização do Autismo, organizada pela Fundação Mundo Azul, na orla do Leblon, zona sul do Rio. O evento também contou com a presença da vereadora Tânia Bastos (PRB) – madrinha da causa, da primeira-dama Sylvia Jane Crivella, coordenadora da Obra Social Abrace o Rio, da deputada estadual Tia Ju (PRB-RJ), autoridades políticas, líderes de ONGs e pais de autistas. Cerca de seis mil pessoas que apoiaram a causa.

Republicanos prestigiam ato pela causa do autismo no RJEduardo Lopes ressaltou que quando não se conhece o transtorno corre-se o risco de se ter preconceito. “Temos que acolher os autistas na nossa sociedade. Muitos que estão aqui contam a luta que é ter um filho com transtorno devido a falta de conhecimento de muitos. Então, nós estamos aqui para conscientizar, acolher e incluir os autistas na sociedade”, disse o senador, citando a Lei Municipal 6.101/2016, de autoria da vereadora Tânia Bastos, que determina que estabelecimentos públicos e privados incluam nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo.

A vereadora Tânia Bastos destacou que a conscientização é o primeiro passo para coibir o preconceito. “Precisamos nos unir para que os autistas e suas famílias tenham dignidade. Sabemos que estas pessoas carecem de atenção especial por conta da precariedade e ineficiência dos serviços oferecidos pelos órgãos públicos. Com relação a legislação, eu mesma sou autora de pelo menos sete leis que beneficiam estas pessoas. Entre elas, inclui diagnóstico precoce; atendimento multiprofissional; acesso à educação e ao mercado de trabalho”, disse a parlamentar destacando o apoio do prefeito Marcelo Crivella (PRB) que também irá beneficiar os autistas, ao publicar nesta semana a convocação dos 110 agentes de apoio à educação especial empossados em março.

Para a primeira-dama, Sylvia Jane Crivella, até um tempo atrás, poucas pessoas sabiam o que era autismo porque quem tem, não apresenta deformidade física. “Por isso, crianças e jovens eram rotulados como mal-educados e rebeldes, gerando sofrimento para eles e suas famílias. É importante que todos tenham um olhar de acolhimento para que os autistas sejam inseridos na sociedade”, enfatizou Jane Crivella que está engajada há anos na causa das pessoas com o transtorno.

Denise Fonseca Aragão, relações públicas da Fundação Mundo Azul e mãe de um autista, explica que o transtorno envolve uma em cada 68 crianças. “Ela destaca que desde que as caminhadas começaram, tem-se observado que as pessoas tem tomado mais conhecimento a respeito do transtorno. Embora ainda haja muito para ser feito, muitos direitos já foram conquistados e muito já feito pelas pessoas com autismo. Por isso não podemos parar”, discorreu.

O autismo, também conhecido como Transtornos do Espectro Autista (TEA), gera dificuldade na comunicação, na interação e no comportamento social da criança. O 2 de abril foi separado como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

No próximo domingo, o evento acontecerá na Praia da Bica, na Ilha do Governador, às 9h30.

Texto e fotos: Ascom – PRB Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend