Rede municipal de ensino recebe os primeiros agentes de apoio à Educação Especial

Prefeito Marcelo Crivella deu as boas-vindas aos primeiros 300 agentes de apoio à Educação Especial, de um total de 900 convocados

Publicado em 14/3/2017 - 00:00

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“Acredito que, em menos de 30 dias, os agentes já estejam efetivamente em serviço para que sejam os melhores amigos delas”, disse o prefeito durante a cerimônia

Rio de Janeiro (RJ) – Acolhimento, carinho, segurança e amor. São cuidados que crianças e jovens com deficiência precisam e receberão, ainda mais, da rede municipal de ensino do Rio. Nesta segunda-feira (13), o prefeito Marcelo Crivella (PRB) deu as boas-vindas aos primeiros 300 agentes de apoio à Educação Especial, de um total de 900 convocados, em cerimônia realizada no Colégio Militar do Rio de Janeiro, no Maracanã. Esses profissionais serão responsáveis por acompanhar e ajudar na integração de milhares de alunos com deficiência. Até o final de abril, todos os 900 agentes já estarão nas escolas. Com a convocação, a Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer (SMEEL) espera zerar o déficit de mediadores na rede.

“Temos 14 mil alunos com deficiência em nossa rede e, até então, contávamos com apenas 150 agentes. Nossas crianças não tinham agentes na proporção de três para um. O município vive uma crise econômica grande, mas nossas crianças não têm preço e vamos continuar convocando. Precisávamos priorizar essas nossas crianças. Acredito que, em menos de 30 dias, os agentes já estejam efetivamente em serviço para que sejam os melhores amigos delas”, disse o prefeito durante a cerimônia.

Esses profissionais já haviam sido aprovados em concursos realizados desde 2014, mas não haviam sido chamados. Até abril, passarão pelos trâmites comuns a contratações no serviço público: nomeação, perícia médica, posse, capacitação no Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA) e, finalmente, a apresentação nas escolas. Além desses agentes, os alunos continuarão a contar com o acompanhamento de estagiários, que começam a chegar às escolas do município seguindo o calendário de reinício das aulas nas universidades. Os convênios firmados entre a Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer e as instituições de ensino públicas e privadas permanecem.

“Logo que assumimos, nos deparamos com um quadro muito difícil, com enorme contingente de crianças com deficiência sem agentes. Mesmo diante de um momento de crise, o prefeito nos autorizou a preencher essas vagas. Sabemos que o número é insuficiente, mas esperamos zerar o banco de vagas até o próximo ano. O lugar de todas as crianças é na família e nas escolas, onde vão desenvolver suas potencialidades e aprender a interagir. Cuidar de nossas crianças é um ato de amor e entrega”, falou o secretário municipal de Educação, César Benjamin.

Com o objetivo de favorecer o processo de inclusão educacional, a rede pública garante a todos os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades (superdotação) o Atendimento Educacional Especializado, realizado por professores em 464 Salas de Recursos Multifuncionais em unidades escolares. O apoio também inclui voluntários, instrutores e intérpretes de Libras que auxiliam na ampliação e compreensão dos conceitos escolares.

marcelo-crivella-prb-boas-vindas-agentes-educacao-foto2-ricardo-cassiano-14-03-17Foi com muita alegria que Ana Carolina Ramos da Silva, de 21 anos, recebeu a notícia de sua convocação. Moradora de Rocha Miranda, ela comemorou a estabilidade de um emprego público e a missão de cuidar de alunos com deficiência que, segundo ela, é o melhor presente que poderia receber: “Será uma experiência maravilhosa. Pude conhecer alguma dessas crianças e tenho absoluta certeza de que teremos uma convivência linda. Estamos todos muito animados com essa oportunidade. Será um trabalho, de fato, muito especial”, disse.

Com o mesmo entusiasmo, Adriana Martins Freire, de 30 anos, acredita que este trabalho beneficiará não somente às crianças, como também os familiares, agentes e demais profissionais de ensino: “É uma troca. Os alunos serão beneficiados e a unidade escolar também. Quando uma criança evolui, e não falo somente da parte pedagógica, mas de desenvolvimento mental e físico, professores, agentes e familiares também evoluem. Poder acompanhar esse desenvolvimento dia a dia também será um grande aprendizado para nós”.

Durante a cerimônia, mães de alunos com deficiência foram convidadas a dar seu depoimento, apontar os desafios que os novos agentes terão pela frente e orientá-los. Lúcia Helena dos Santos, de 49 anos, é mãe da jovem Karen, de 16, portadora de Síndrome de Down e aluna do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), da Prefeitura do Rio. Lúcia credita o desenvolvimento satisfatório da filha ao atendimento recebido na rede pública de ensino. “Futuramente, teremos alunos que estarão como minha filha está hoje, graças ao maravilhoso trabalho que esses agentes farão. Atualmente, a Karen lê, escreve e acessa redes sociais com a mesma desenvoltura de uma pessoa considerada normal. O apoio que ela recebeu ao longo de sua vida foi fundamental para que obtivesse esse avanço. Por isso, peço a cada um dos novos agentes para que dediquem a essas crianças o mesmo apoio que minha filha recebeu. Que abracem essas crianças e deem a cada uma delas, muito amor, segurança e carinho. Ser mãe de uma aluna inclusa é muito bom. E essa inclusão se dá quando existe parceria entre criança, família e escola”, declarou.

Além do depoimento de Lúcia Helena, outra história emocionou os presentes. Mãe de Guilherme, de 12 anos, portador de Autismo e de Síndrome Alcoólica Fetal, Andrea Lyrio, de 45, disse que a evolução do filho começou a dar sinais no ano passado, quando o menino teve um primeiro contato com um agente de apoio. Para ela, esse encontro foi fundamental para que Guilherme tivesse a qualidade de vida que tem hoje. “O agente é a pessoa com quem a criança estabelecerá vínculo emocional e a quem recorrerá nas horas de sufoco. Meu filho passou por sete instituições privadas, mas foi somente na rede municipal que ele encontrou acolhimento, a troca sincera de olhar que essas crianças tanto necessitam”, disse.

A cerimônia também contou com a presença de representantes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e de jovens integrantes da Orquestra Maré do Amanhã, que abriram a solenidade com a execução do Hino Nacional Brasileiro.

Texto: Flávia David / Ascom – prefeitura do Rio de Janeiro
Fotos: Ricardo Cassiano

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