Projeto sugere a inclusão do ensino de dependência química na grade curricular de Patos

Projeto inclui o ensino de dependência química na grade curricular de Patos (PB)

De autoria do vereador Sales Júnior, proposta visa preparar os jovens para enfrentar esse grave problema social

Publicado em 7/5/2018 - 00:00

Projeto sugere a inclusão do ensino de dependência química na grade curricular de Patos
De autoria do vereador Sales Júnior, proposta visa preparar os jovens para enfrentar esse grave problema social

Patos (PB) – Tramita na Câmara Municipal de Patos o projeto de lei do vereador Sales Júnior (PRB) que sugere a inclusão de disciplinas envolvendo sobre os estudos de dependência química e suas consequências neuro-psico-sociológicas (uso de drogas) na rede municipal de ensino do município.

Ao justificar a proposta, o republicano afirma que o estudo da dependência química e suas consequentes, se apresenta como de relevante interesse social, pois, segundo ele, o uso de drogas nas escolas é questão mundial e que tem preocupado os educadores, os pais e a sociedade em geral, não podendo o poder público ficar inerte à essa realidade.

“A inclusão desta disciplina na grade extracurricular da rede municipal de ensino a partir da 5ª série é de relevante interesse público, pois os nossos jovens precisam estar preparados para enfrentar esse grave problema social”, explica Sales na proposta.

Segundo pesquisa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), os jovens experimentam drogas cada vez mais cedo e a escola é o lugar mais associado ao seu consumo. O uso indevido de bebidas alcoólicas faz parte da vida de mais da metade dos jovens brasileiros. Por outro lado, apenas entre 3% a 15%, conforme a cidade admite usar ou ter experimentado drogas Ilícitas.

Já estudo realizado pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), divulgado em 2011, revelou que 87% dos professores da rede pública tem conhecimento de violência dentro das escolas. A questão dos entorpecentes é a líder do ranking: o tráfico fica com 70% e o uso de drogas, com 67% dos problemas relatados pelos 684 professores ouvidos na pesquisa.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

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