Projeto exige computador adaptado para deficiente visual em lan hause

Projeto exige computador adaptado para deficiente visual em lan hause

De autoria do vereador Claudinei Marques, proposta obriga lan houses e estabelecimentos similares a oferecer equipamentos adaptados para o atendimento de deficientes visuais

Florianópolis (SC) – A Câmara Municipal de Florianópolis aprovou, na quarta-feira (11), projeto de lei complementar do vereador Claudinei Marques (Republicanos) que obriga lan hauses e estabelecimentos similares a oferecer equipamentos adaptados para o atendimento de deficientes visuais – teclados em braile, programas de informática para leitura de tela ou apresentação em caracteres gigantes, fones de ouvido e microfones, por exemplo, para uso das pessoas com baixa visão ou cegas.

Em sua justificativa, Claudinei Marques destacou a importância de aprimorar a lei 1224 de 1974, especificamente o §5° do Art. 104-A, trazendo maior abrangência e efetividade. “Infelizmente a inclusão digital não está sendo feita de forma justa e inclusiva, os estabelecimentos não possuem computadores adaptados para os deficientes visuais”, disse o republicano

É cada vez maior o uso da informática e de seus subprodutos em todas as atividades da sociedade. Entretanto, seja pelo alto custo ou pelo difícil acesso, as tecnologias atendem apenas a uma pequena parcela da população, sendo as pessoas com deficiência as mais prejudicadas. É fato que a Internet tem um papel crucial a desempenhar, com ela podemos quebrar barreiras físicas e espaciais, sendo assim, servindo de suporte a um grande número de atividades possíveis de serem realizadas por portadores de deficiência.

Sem uma tecnologia de acesso adequada, os deficientes visuais podem ficar gravemente limitados quanto a quantidade e a qualidade das informações que podem acessar, o que inibe, ou até mesmo impossibilita que eles utilizem de modo pleno as potencialidades deste meio de comunicação. Para viabilizar o uso da Internet pelos deficientes visuais poucas iniciativas concretas estão sendo realizadas em Santa Catarina.

“Vivemos na sociedade da informação. Um dos fatores críticos para o sucesso nesta sociedade é o acesso e utilização das tecnologias de informação e comunicação. Estas tecnologias devem, portanto, estar disponíveis ao maior número possível de cidadãos evitando-se assim a exclusão social”, comentou o Claudinei Marques.

De acordo com os dados do Censo de 2000, existe no Brasil cerca de 24,5 milhões de pessoas que apresentam algum tipo de incapacidade ou deficiência, o que corresponde a 14,5% da população brasileira.

Texto e foto: Ascom – vereador Claudinei Marques
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.