Projeto de Silma Alves de combate ao abuso sexual infantil é aprovado em Barreiras (BA)

Projeto de Silma Alves de combate ao abuso sexual infantil é aprovado em Barreiras (BA)

Iniciativa da republicana institui a Semana Municipal de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Barreiras (BA) – A câmara municipal aprovou na quarta-feira (13), o projeto de lei da vereadora Silma Alves (PRB), que institui a Semana Municipal de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com a aprovação, o poder público do local fica autorizado a realizar atividades relacionadas ao projeto.

A vereadora explica como esse tipo de violência pode ser entendido. “A violência sexual contra crianças e adolescentes consiste no envolvimento destes em atividades sexuais com adulto ou qualquer pessoa de maior idade, em que a criança seja usada como objeto sexual”, disse.

A data passa a integrar o calendário de eventos oficial do município, a ser lembrada anualmente na semana anterior ao dia 18 de maio, que é o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A data foi estabelecida em lembrança à menina Araceli Cabrera Sanches, que foi assassinada violentamente em 18 de maio de 1973, em Vitória, Espírito Santo. Ela foi encontrada com marcas de violência sexual por todo o corpo.

Os números desses crimes, previstos no Código Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente, têm crescido no Brasil. Crianças e adolescentes são vítimas, muitas vezes de pessoas próximas nas quais confiam como pais, avós, tios, primos, padrastos, vizinhos e professores, o que as deixam muito mais suscetíveis a abusos. O maior fator para a impunidade dos crimes de violência sexual, é o silêncio.

“É necessária a conscientização das famílias e, em especial, das crianças e dos adolescentes, para que sejam alertados para denunciar os comportamentos criminosos, rompendo as barreiras impostas pela vergonha e pelo medo”, afirmou a vereadora do PRB.

A expectativa é que durante a semana, eventos e campanhas percorram o município para integrarem as ações previstas no Projeto aprovado.

Texto: Gabbriela Vera / Ascom – PRB Mulher Nacional
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.