Projeto de plantio de eucaliptos é tema de reunião em Pinheiros (ES)

Projeto de plantio de eucaliptos é tema de reunião em Pinheiros (ES)

Reunião acontece na sexta-feria (13), com a participação do prefeito Arnóbio Pinheiro (Republicanos) e de representantes da empresa Suzano

Pinheiros (ES) – O prefeito Arnóbio Pinheiro (Republicanos), o vice-prefeito Paulo Jovanio e a comunidade do distrito de São João do Sobrado, se reúnem, na próxima sexta-feira (13), para discutirem, junto à Suzano, o projeto de plantio de eucaliptos próximo a nascentes que abastecem o distrito e localidades adjacentes. O encontro acontece no Ginásio Poliesportivo do Sobrado, às 16h.

Os moradores estão preocupados com os impactos que a plantação muito próxima a nove nascentes da região pode causar. “Nós não podemos viver sem água. Água é vida. Sobrado pode virar um deserto. Se a gente deixar, vão acabar com nosso distrito”, alertou a aposentada Vera Lucia Pereira Almeida, uma das líderes do movimento de resistência ao plantio inadequado.

Preocupado com a preservação ambiental e, em especial, com a das fontes situadas no distrito, Arnóbio Pinheiro assumiu posição favorável aos moradores, mas os orientou sobre a importância do diálogo com a Suzano, de modo a expor os interesses da comunidade, ouvir explicações técnicas e cláusulas de leis ambientais, para chegar a um acordo. “Podem contar comigo. Não pode haver plantio de eucaliptos perto de nossas nascentes ao ponto de prejudicar o nosso abastecimento. Vamos sentar, juntos com vocês, e discutir isso com a empresa responsável”, disse o prefeito, durante o Desfile Cívico de 7 de Setembro, realizado no domingo (8), no distrito.

Conforme a engenheira florestal Maria José Zakia, o eucalipto exige muita água para sua sobrevivência. Por isso, se cultivado de maneira inadequada, pode não apenas secar as reservas de água subterrâneas mais próximas da superfície – os chamados lençóis freáticos –, como inutilizar o solo. Isso não ocorre se for seguida a legislação ambiental.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Pinheiros

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.