Projeto de Marilda Portela combate a depressão pós-parto em Belo Horizonte (MG)

Projeto de Marilda Portela combate a depressão pós parto em Belo Horizonte (MG)

Proposta da vereadora republicana sugere a criação de políticas de diagnóstico e tratamento da depressão pós-parto na rede municipal de saúde da capital


Belo Horizonte (MG)
– Visando o bem-estar das mulheres, a vereadora Marilda Portela (PRB) apresentou, no último dia 1° de fevereiro, projeto de lei que sugere a criação de um programa contínuo de diagnóstico e tratamento da depressão pós-parto, na rede pública municipal de saúde de Belo Horizonte.

De acordo com a republicana, as mães precisam de atendimento médico, mas muitas vezes são tratadas como pessoas mimadas, temperamentais, imaturas e mal acostumadas. “A depressão pós-parto não é uma falha de caráter ou uma fraqueza. Os especialistas que podem diagnosticar uma depressão pós-parto são: psicólogo; psiquiatra; endocrinologista; ginecologista e obstetra. O tratamento imediato pode ajudar as mamães a gerir os seus sintomas e desfrutar seus bebês”, explica a republicana.

A depressão pós-parto é um transtorno psicológico ocasionado por mudanças hormonais durante e após a gravidez, deixando a mulher incapacitada de realizar as tarefas cotidianas. Os sintomas mais comuns são o choro incontrolável, a perda de interesse pelo bebê, tristeza constante e distúrbios do sono e apetite. Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 10 a 15% das mulheres de países industrializados experimentam algum tipo de depressão logo nos primeiros cinco meses após o parto. Casos severos, que exigem tratamento, acometem entre 3 a 7 % das gestantes.

Segundo a parlamentar republicana, a medida pode melhorar a qualidade de vida das mães e dos bebês, e atenção à doença se faz necessária por afetar, indistintamente, mulheres de todas as classes socioeconômicas. “Precisamos deste amparo para nossas mulheres. Elas precisam ser ajudadas”, finalizou a vereadora Marilda Portela, que no primeiro dia do início dos trabalhos legislativos, apresentou 44 propostas em benefício da população de Belo Horizonte.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.