Projeto de lei quer garantir ambulâncias em locais de provas

Iniciativa é do vereador Manoel Neves. Locais com mais de 800 pessoas deverão ter a permanência de ambulâncias durante todo o período de realização do evento em Boa Vista

Publicado em 5/4/2018 - 00:00

Projeto de lei quer garantir ambulâncias em locais de provas
Iniciativa é do vereador Manoel Neves. Locais com mais de 800 pessoas deverão ter a permanência de ambulâncias durante todo o período de realização do evento em Boa Vista

Boa Vista (RR) – A Câmara Municipal de Boa Vista analisa uma proposta que assegura a permanência de ambulâncias e equipes médicas em locais de realização de provas de vestibular, seleção, concursos e demais eventos similares no âmbito municipal. Caso o texto seja aprovado, locais com a presença de 800 ou mais pessoas deverão ter a permanência de ambulâncias durante todo o período de realização do evento.

O vereador Manoel Neves (PRB), autor do projeto, explica que, neste caso, as ambulâncias deverão chegar ao local meia hora antes da abertura dos portões no dia da prova e permanecer meia hora após o encerramento, posicionadas em locais de fácil acesso e locomoção. O texto do projeto trata da obrigatoriedade das entidades promovedoras dos eventos sobre a disponibilização de uma equipe para garantir atendimentos de primeiros socorros e possíveis ocorrências médicas.

Segundo o vereador republicano, no dia de aplicação de provas os participantes e familiares costumam ficar tensos, passando por desgastes físicos e psicológicos que podem comprometer a saúde e o equilíbrio emocional dos envolvidos, necessitando de atendimento médico no local dos concursos.

“Apresentei esse projeto para que nos estabelecimentos onde haja muitas pessoas, principalmente nos dias de provas, dias tensos para muitos alunos, seja garantida a presença de uma ambulância para dar suporte para essas pessoas. Sabemos que acontecem situações das pessoas se sentiram mal, e com a ambulância qualquer problema que ocorrer vão ter o suporte imediato”, informou o vereador.

Com a aprovação do projeto em plenário será responsabilidade das instituições promovedoras das seleções a manutenção da ordem, preservação de segurança e a oferta de uma estrutura compatível com o evento. Nos locais com cobrança de taxa de inscrição fica proibida a utilização de ambulâncias e equipes médicas da rede pública de saúde. Os responsáveis deverão enviar com antecedência de 15 dias úteis documentação hábil à Secretaria Municipal de Saúde comprovando o atendimento das exigências previstas.

Texto e foto: Ascom – vereador Manoel Neves

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend