Projeto de Flávia Carvalho garante tratamento para autistas em São José dos Campos

Projeto de Flávia Carvalho garante tratamento para autistas em São José dos Campos

Pela proposta, município deverá garantir atendimentos nas áreas de fonoaudiologia, pedagogia especializada, psicologia, fisioterapia, pediatria e terapia ocupacional

São José dos Campos (SP) – Tramita na Câmara Municipal de São José dos Campos projeto de lei da vereadora Flávia Carvalho (PRB) que obriga o município a garantir tratamento obrigatório às pessoas com autismo nas unidades de saúde especificas, que pode ser feito por meio de convênios com instituições ou parcerias com a iniciativa privada.

Segundo a proposta, os atendimentos multidisciplinares deverão contemplar as áreas de fonoaudiologia, pedagogia especializada, psicologia, fisioterapia, pediatria e terapia ocupacional.

Visando um atendimento de excelência, a proposta defende que os servidores da rede pública municipal de saúde sejam capacitados para atender os autistas.

Flávia relata que os pais dos autistas enfrentam dificuldades por tratamentos especializados, que segundo ela, sem o atendimento multidisciplinar, muitos deles acabam regredindo no desenvolvimento que já conquistaram ou acabam nem se desenvolvendo.

“Como instrumento de acessibilidade e até mesmo de saúde pública, é de extrema importância que esse tratamento obrigatório aconteça”, defende Flávia.

Segundo especialistas, o autismo se define como um transtorno que altera a comunicação, a interação social e o uso da criatividade do indivíduo e se manifesta ao longo de toda a sua vida.

“Para que as alterações deste transtorno possam ser minimizadas e proporcionem mais qualidade de vida a longo prazo para os autistas, é necessário que haja políticas públicas de inclusão e garantias aos portadores. Esta propositura objetiva ser instrumento de saúde pública e desenvolvimento social em nosso município, uma vez que atendimentos a autistas no Brasil são feitos na maioria dos casos por associações e entidades privadas, inviável para grande parte da população”, explicou Flávia Carvalho na proposta.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.