Projeto cria “Patrulha Maria da Penha” em Contagem (MG)

Projeto cria "Patrulha Maria da Penha" em Contagem (MG)

Proposta da vereador Glória da Aposentadoria (PRB) visa garantir a efetividade da Lei Maria da Penha integrando ações de combate à violência doméstica

Contagem (MG) – A Câmara Municipal analisa o projeto de lei da vereadora Glória da Aposentadoria (PRB), que cria o programa “Patrulha Maria da Penha”, a ser implementada pela prefeitura, para monitorar atuar no atendimento à mulher vítima de violência doméstica.

A proposta da republicana visa garantir a efetividade da Lei Maria da Penha integrando ações e compromissos entre a Guarda Municipal, secretarias de Direitos Humanos e Cidadania, Defesa Social, Saúde e Desenvolvimento Social, polícias Militar e Civil e a sociedade civil organizada.

“A patrulha terá a missão de acompanhar e fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas de urgência, recebida por determinação de um juiz, além de contar com ação em conjunto com a Guarda Municipal e secretarias. A medida impedirá que os agressores descumpram medidas e evitará novas possibilidades de reincidências de agressões”, explica Glória.

De acordo com a parlamentar, a medida cria mecanismos para que a Lei Maria da Penha seja aplicada de forma efetiva, oportunizando a mulher vítima de violência ter coragem para denunciar o agressor e receber o apoio e retaguarda para o cumprimento das medidas restritivas e de proteção previstas em lei.

“É muito comum, após o agressor tomar conhecimento de medidas restritivas e protetivas à mulher, este não acreditar da aplicação desta de forma efetiva, burlando o sistema e desobedecendo medida judicial, uma vez que depende de a vítima novamente solicitar ajuda policial ou judicial. Com a existência de uma patrulha vigilante e eficiente, e sabedor deste importante serviço, a medida visa coibir o abuso deste em novas investidas à vítima, o que é muito corriqueiro”, defende Glória da Aposentadoria.

A republicana ressalta que a criação e a funcionalidade da “Patrulha Maria da Penha” não cria nenhuma forma de despesas ao erário público, uma vez que esta utilizará de recursos já disponíveis e destinados para a segurança pública do município.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.