Projeto agiliza atendimento em cartórios de Florianópolis

Projeto agilizar atendimento em cartórios de Florianópolis

Proposta visa agilizar o atendimento nos cartórios e melhorar a qualidade dos serviços no cartórios da capital

Florianópolis (SC) – A Câmara Municipal aprovou, na última quarta-feira (20), projeto de lei do vereador Claudinei Marques (Republicanos) para estabelecer o tempo máximo de 20 minutos de espera em filas de cartórios da capital.

“O projeto vem ao encontro com os anseios da população na busca de um atendimento condizente com os valores praticados pelos cartórios, e que é imprescindível para toda a população, principalmente para os atos da vida cível”, relata o republicano.

Os cartórios públicos terão que atender cada cliente no prazo de 20 minutos, contados a partir da emissão do bilhete eletrônico retirado pelo cliente para atendimento. Para a comprovação do tempo de espera, o usuário apresentará o bilhete da senha de atendimento, onde constará, impresso mecanicamente, o horário de recebimento da senha, horário de atendimento, CNPJ, nome e endereço do Cartório.

O descumprimento da lei sujeitará o cartório infrator à aplicação de multa pecuniária de R$ 500,00, e dobro do valor se for reincidente. As denúncias de descumprimento serão feitas ao serviço de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON Municipal. 

Cabe ressaltar que apesar de exercerem serviços em caráter privado, os cartórios o fazem por delegação do poder público e com geração de lucro. Assim sendo, a adoção de medidas que visem um atendimento mais célere, torna-se não só recomendável como também impositivo. 

Texto: Fabiano Peres / Ascom – vereador Claudinei Marques
Foto: Édio Hélio Ramos /Ascom – Câmara Municipal de Florianópolis
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.