Programa Restaurante Popular vai concorrer a prêmio internacional de segurança alimentar

Programa Restaurante Popular vai concorrer a prêmio internacional de segurança alimentar

O programa reiniciado pela Prefeitura do Rio no ano passado vai concorrer ao prêmio internacional do Pacto de Milão de Segurança Alimentar 2018

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), teve um café da manhã diferente e movimentado nesta quarta-feira (14). Foi na companhia de frequentadores do Restaurante Popular Getúlio Vargas, em Bangu, um dos três reabertos na atual gestão. O programa, suspenso pelo governo do estado e reiniciado pela Prefeitura no ano passado, vai concorrer ao prêmio internacional do Pacto de Milão de Segurança Alimentar 2018.

“O restaurante popular é uma iniciativa exatamente para tempos de crise. Nós vivemos uma grande crise, e tivemos que reabri-los, em parceria com o governo do Estado, que cedeu os espaços para nós. Por isso fomos convidados a participar desse prêmio do Pacto de Milão. O Rio de Janeiro com certeza disputará com brilho, porque nossos restaurantes estão servindo milhares de refeições por dia. E o povo vem aqui para aplaudir, porque quem vem aqui sai satisfeito”, comentou o prefeito.

Crivella assinou a carta que formaliza a candidatura. O Rio é uma das 163 cidades do mundo signatárias do Pacto de Milão. Pela primeira vez o município foi convidado a concorrer ao prêmio, criado há três anos para valorizar iniciativas que promovam segurança alimentar para populações necessitadas em todo o planeta.

Com o prefeito, no café da manhã, estava a secretária de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, Clarissa Garotinho, responsável pela municipalização e pela gestão dos restaurantes populares.

“Nosso objetivo é melhorar a alimentação das populações mais vulneráveis. Vamos torcer para que o Restaurante Popular seja escolhido entre as melhores iniciativas do mundo. O governo estadual fechou o programa, por causa da grave crise financeira. O prefeito Crivella o assumiu e reabriu, o que mostra de fato preocupação em cuidar das pessoas”, destacou Clarissa.

Os restaurantes populares servem café da manhã a R$ 0,50 e almoço a R$ 2. Existem hoje três unidades em funcionamento na cidade. Além do restaurante de Bangu, há os de Campo Grande, também na Zona Oeste, e Bonsucesso, na Zona Norte. Desde a reabertura, em junho do ano passado, foram servidas mais de 650 mil refeições. Por dia são 6,5 mil almoços e 1,5 mil cafés da manhã nos três restaurantes.

“Até o final do mês vamos lançar a pedra fundamental do restaurante popular de Madureira. Já estamos fazendo a licitação, será o próximo a ser reaberto”, informou Crivella, referindo-se a mais uma unidade que tinha sido fechada pelo governo estadual e que passará por obras (de cerca de seis meses de duração) para voltar a funcionar no segundo semestre deste ano, agora sob gestão da Prefeitura do Rio.

Cardápio aprovado

Pela manhã, no cardápio há sempre café (com opção de café com leite), pão com margarina e um fruta. No almoço, arroz, feijão, carne, salada, suco, fruta e uma guarnição, que pode ser de legumes, farofa ou macarrão.

Os mototaxistas Willians Rodrigues, de 28 anos, e Anderson das Candeias de Oliveira, de 30, são assíduos no restaurante popular de Bangu. Nesta quarta, tomaram café ao lado de Crivella e Clarissa.

“Aqui é muito bom, a comida é de qualidade, e bem baratinha. Eu tomo café antes de sair pra trabalhar e também almoço todos os dias. E hoje foi diferente, com o prefeito”, comentou Anderson.

Crivella provou o café da manhã e também aprovou.

“O café da manhã estava uma delícia”, elogiou o prefeito.

Pacto de Milão

O Pacto de Milão é uma associação de 163 cidades de todo o mundo, cujo objetivo é assegurar o acesso da população a alimentos adequadamente produzidos, em cadeias produtivas seguras, locais, diversificadas, saudáveis e sustentáveis. Todos os anos, a entidade promove um congresso mundial em que discute os crescentes desafios de produzir, distribuir e garantir a qualidade dos alimentos consumidos pela população, especialmente a de baixa renda. Em 2018, o congresso será no Rio.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.