Professora Ana Lúcia promove debate sobre prevenção ao suicídio

Professora Ana Lúcia promove debate sobre prevenção ao suicídio

A vereadora do Republicanos presidiu o encontro na Câmara do Recife, no qual ela e os convidados apresentaram sugestões de políticas públicas para prevenir o suicídio

Recife (PE) –  A vereadora Professora Ana Lúcia (Republicanos), realizou na noite da quinta-feira (26), no Plenarinho da Câmara Municipal do Recife, uma reunião pública com o tema “Prevenção ao suicídio: valorização da vida”. 

“Esse mês estamos debatendo a prevenção ao suicídio, mas não queremos apenas debater.  Nossa intenção é provocar a criação de políticas públicas sobre essa temática”, destacou a republicana.

Cleonilda Queiroz, representante da Secretaria de Saúde do Recife, destacou a urgência do debate. “Discutir é mais que urgente, e temos aqui reunidas pessoas com olhares e responsabilidades distintas. O aumento do número de suicídios é uma preocupação que precisa ser enfrentada de forma conjunta”, pontuou.

Para a psicóloga clínica e organizacional especialista em neuropsicologia Daniele Ribeiro, há um mito segundo o qual existe uma espécie de contaminação psicológica se as pessoas falarem sobre suicídio. “Esse é um dos muitos mitos que cercam o tema, precisamos falar sobre suicídio de forma responsável. Quem procura o suicídio está querendo fugir da dor, e não colocar fim a própria vida”, disse.

A psiquiatra e diretora da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria, Luciana Paes de Barros falou da necessidade de desconstruir estigmas. “A nossa sociedade ainda convive com estigmas relacionados ao suicídio e aos transtornos mentais, e segundo a OMS, 97% das pessoas que cometem suicídio têm transtornos mentais, como ansiedade, que podem ser desenvolvidos como consequência de alguma situação que cause sofrimento profundo. ”

O psicólogo Lúcio Mário também falou da importância do evento. “Nós estamos vivendo uma epidemia velada. A taxa de suicídios diminuiu no mundo inteiro, mas no Brasil aumentou em 7%, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde). São ações como essas que previnem suicídios, e nós precisamos do engajamento da sociedade civil”.

Professora Ana Lúcia agradeceu a presença de todos os participantes, o apoio dos republicanos deputado estadual William Brigido e o deputado federal Ossesio Silva, e concluiu falando de um projeto de lei de sua autoria, em tramitação na Câmara do Recife, que institui a avaliação psicológica nas escolas municipais da capital.  O deputado William Brigido explicou que será criada uma frente parlamentar na Assembleia Legislativa de Pernambuco para tratar do tema.

Já o deputado federal Ossesio Silva falou que também tem tratado sobre a prevenção do suicídio no trabalho que desenvolve na Comissão de Seguridade, Saúde e Família, e na Comissão dos Direitos dos Idosos, na Câmara dos Deputados.

Os republicanos se comprometeram com ações de prevenção ao suicídio, e convidaram os presentes a contribuírem com ideias que possam resultar na criação de projetos de leis que tratem do tema.

Texto: Anabelli Cavalcanti/Ascom – vereadora – Professora Ana
Lúcia Foto:  Rodrigo Silva
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.